dgfhg

1464 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIENCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL_ENFASE ALIMENTOS
NUCLEO DE PRÉ-PROJETO DE MONOGRAFIA.

DISCENTE
Poliana Santos Silva
FONE:
(94) 9123-5032
Matrícula

E-mail
Discente
Quality.alimentos@hotmail.com
ORIENTADOR

Formação Acadêmica

FONE e E-Mail

Titulação/ Orientador

Data de início do trabalho: Janeiro/ 2014

TEMA: Implantação da ferramenta 5S em uma indústria de Laticínios
JUSTIFICATIVA:

Este trabalho se justifica pela importância do conceito de qualidade tanto buscado pelas organizações, bem como pela contribuição acadêmica pelo desenvolvimento do tema e mostrar como um programa que parece ser tão simples como o 5S’s, traz tantos benefícios para as organizações devido utilizar muito o trabalho em equipe, que é uma das características mais exigidas pelas organizações, e também por sua vez motivar a todos por estar em um ambiente de trabalho mais agradável. Neste contexto faz com que os colaboradores se sintam “importantes” pelo bom andamento produtivo, e até mesmo uma redução de custos, um importante fator na grande competitividade de um mercado cada vez mais globalizado.
O Pós Segunda Guerra Mundial no Japão foi marcado por problemas no sistema produtivo do país ligados à segurança no trabalho, limpeza, organização, higiene e disciplina. Isto gerou a chamada crise da competitividade, sendo necessária uma reestruturação para organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial.
Visando solucionar os problemas que levaram à crise, a partir de 1950, surgiu o “5S”, a sigla de um programa desenvolvido e consolidado no Japão, caracterizando a base da Gerência pela Qualidade Total (GQT) (COSTA et al., 1996).
A denominação 5S vem das iniciais das 5 palavras de origem japonesa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que são as máximas do movimento (BRITTO; ROTTA, 2001).
Segundo Longo e Vergueiro (2003, p. 46) para

Relacionados

  • gfxfcvhbjn
    8993 palavras | 36 páginas