dgdjgjfk

458 palavras 2 páginas
1 - Como você definiria: sucessão, distúrbio e mata secundária?
R: Sucessão: É a sequencia de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo, de uma rocha poderá surgir uma floresta.
Distúrbio: Alteração transitória em um ecossistema, ou seja, tudo aquilo que inicia, interrompe ou redireciona o processo de sua sucessão ou regeneração.
Mata Secundária: É aquela que cresceu novamente depois da anterior ter sido abatida ou queimada. Variedade menor de espécies (já que aquilo que havia de valor foi retirado) apresentando árvores relativamente recentes e até alienígenas.
2 - Dados os resultados da prática e o que foi discutido durante ela, que características estruturais mudam numa floresta na medida em que a sucessão avança? R: A morte dos organismos, associada à decomposição da rocha, permite o aparecimento de outros vegetais como os musgos. Estes, por sua vez, permitem através de sua ação o aparecimento de espécies maiores, como as bromélias e gramíneas. As folhas e caules mortos aumentam o húmus do fundo, e de ano para ano a vegetação avança das margens para o centro. Na borda, onde estavam as plantas pioneiras, começam a aparecer arbustos lenhosos e, depois de um certo tempo, as árvores.
3 - A entrada de novos indivíduos (recrutamento) é necessária à manutenção das populações de árvores. Você espera que a densidade de regenerantes de espécies arbóreas varie ao longo da sucessão? Qual é o recurso que determina esse padrão?
R:

4 - A floresta é homogênea? Discuta.
R: Sim; sem grande diversidade de vegetação.

5 - Como acontece a ciclagem de nutrientes numa floresta?
R: Imagine que vc está em uma floresta, o que vc ver no solo? flores, folhas, frutos, galhos, restos de animais(raramente), vc nota que todo esse material está em processo de decomposição, ao termino desse processo, temos os nutrientes que ficam armazenados no solo, que por sua vez serve de transporte desses nutrientes para as raizes da planta, que os absorve e utiliza

Relacionados