dgdhdhggh

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
Parafuso de Arquimedes ou bomba de parafuso é uma máquina utilizada para transferir líquidos entre dois pontos com elevações diferentes. A sua invenção é atribuída a Arquimedes, apesar de existiremregistros escritos sobre os jardins suspensos da Babilónia que descrevem um aparelho idêntico utilizado na Mesopotâmia cerca de 300 anos antes do seu nascimento.

Mecanismo

Esta máquinaoriginalmente era constituída por um parafuso colocado dentro de um tubo cilíndrico oco. Pode ser vista como um plano inclinado (outra máquina simples) envolvido por um cilindro. A extremidade mais baixa écolocada na água e o parafuso é rodado (antigamente por um moinho de vento ou mesmo manualmente, actualmente por um motor elétrico). À medida que a extremidade inferior do tubo roda, este arrasta umdeterminado volume de água, que, à medida que o veio roda, vai deslizando para cima ao longo do parafuso até sair pela extremidade superior do tubo.

O espaço entre o parafuso e o cilindro não tem queser estanque, uma vez que a quantidade de água arrastada pelo tubo a cada volta é relativa à velocidade angular do parafuso. Além disso, a água em excesso na secção mais elevada do parafuso é vertidapara a anterior e assim sucessivamente, atingindo-se um tipo de equilíbrio durante a utilização desta máquina, o que evita a perda de eficiência da mesma.

O parafuso não tem que obrigatoriamentegirar dentro do cilindro, mas pode girar em conjunto com este desde que solidariamente. O espaço entre o parafuso e o cilindro pode ser vedado (por exemplo com uma resina) ou se o mecanismo forconstituído por uma peça inteira de bronze, como supostamente era o caso na Babilónia.

[editar] Aplicações

Na antiguidade foram utilizados em sistemas de irrigação, pelos romanos, para retirar águade minas e mais tarde seriam utilizados pelos neerlandeses acoplados a moinhos de vento para drenar os pôlders. Podem também ser utilizados para bombeamento de lamas, betão e esgotos, uma vez que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!