dfyjrtajsfyj

601 palavras 3 páginas
IGREJA ORTODOXA

A Igreja Ortodoxa é uma das principais Igrejas cristãs da atualidade com aproximadamente dois mil anos, contando como Igreja Primitiva. Surgiu na mesma época da Igreja Católica Apostólica Romana.
No ano de 1054 houve um conflito entre as Igrejas Cristãs. De um lado, permaneceu o Catolicismo, e do outro, várias igrejas orientais uniram-se em torno do poder do Patriarca de Constantinopla, constituindo a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa.
A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos, mas a sua doutrina é semelhante à da Igreja Católica.
A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana separaram-se no século XI. Por essa razão os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa, não aceitam os dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana em séculos recentes, como o da Imaculada Conceição e o da infalibilidade papal.
A maior autoridade na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, desde a sua fundação até os dias atuais. Ele é composto por todos os patriarcas que lideram as igrejas autocéfalas e pelos arcebispos-primazes das igrejas independentes. Este Concílio teve seu poder contestado pela Igreja Católica Romana em 1054. Os patriarcas de cada instituição são dependentes entre si esta estrutura hierárquica tem um claro objetivo, demonstrar que Jesus é o único líder da Igreja, sem nenhum representante na Terra.
Ao contrário do Catolicismo, para a Igreja Ortodoxa o Espírito Santo provém do Pai, mas não está ligado ao Filho; o purgatório não existe e os ortodoxos não creem na virgindade de Maria, embora admitam sua elevação aos Céus. Na estrutura clerical, apenas os bispos são obrigados a manter o celibato, os padres são liberados para o matrimônio, desde que este se dê antes da sua ordenação.

A QUESTÃO INOCLASTA

Foi um movimento que começou no início do século VIII. A inoclastia era contra a veneração de ícones e imagens

Relacionados