dfsfdf

2773 palavras 12 páginas
dfsdfjsdkfjdkllllllllllllll jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjf fffffffffffffffffffffff wooooooooooooieeeeeeeee fiooodjçsajdfio çdio jfoawej çjdsj lkssssssssffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff- ff keeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeees

hgfhggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

Aparelho Digestivo dos Ruminantes

Ruminantes são todos os animais que possuem o estômago dividido em 4 compartimentos: - Rúmen ou pança;

- Retículo;

- Omaso ou Livro;

- Abomaso ou Coagulador.

A - Rúmen ou Pança.

É o maior compartimento e ocupa a maior parte da metade esquerda da cavidade abdominal. Ele funciona como reservatório de alimentos é lugar de fermentação bacteriana e síntese de vitamina do Complexo B.

B - Retículo

Localiza-se cranialmente ao Rume, é piriforme e mais comprido. Está em contato com o diafragma, o qual, por sua vez, está em contato com o Pericárdio e com os Pulmões. Tem como função a captação de corpos e objetos estranhos (pregos, arames, pedras, etc.), os quais são engolidos em conseqüência da depravação do apetite por deficiência de minerais.

C - Omaso ou Livro

É de formato elipsóide e um tanto comprido entre suas faces parietal e visceral. É claramente separado dos demais compartimentos. A parte mais ventral está em contato com o assoalho abdominal. Tem como importante função, a trituração e desidratação dos alimentos.

D - Abomaso ou Coagulador

É um saco alongado que se situa, principalmente, no soalho abdominal une-se ao duodeno pelo piloro. Este é considerado o verdadeiro estômago dos ruminantes, daí que seja o compartimento mais desenvolvido quando nasce o animal, pois aí, está a região secretora de sucos, ácidos e enzimas proteolíticas que atuam sobre o leite e outros alimentos. Na medida em que o animal cresce e deixa de ser lactente, este compartimento diminui e há o crescimento do Rume, estimulado pela ingestão de material fibroso e implantação de bactérias e protozoários.

No Intestino Delgado ocorre, tanto nos

Relacionados

  • dfsfdf
    2943 palavras | 12 páginas