dfsdsd

2402 palavras 10 páginas
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
1. O que é Logística?
A palavra logística deriva do francês logistique, que significa uma arte que trata do planejamento e da realização de vários projetos. Esse conceito também está ligado às operações militares na época da Segunda Guerra Mundial. Ao definir uma estratégia militar, os generais necessitavam de uma equipe que providenciasse o deslocamento de munição, equipamentos e socorro médico na hora em que houvesse necessidade. Por ser um serviço de apoio às tropas militares, era mantido totalmente em sigilo.
Antigamente também era considerado um serviço de apoio às empresas, mas não agregava valor nenhum ao produto final. Era apenas mais um setor que gerava custos na empresa e não retornava lucros nem expansão das mesmas. As empresas agiam de forma reativa e não proativa.
A Logística refere-se a gestão de bens materiais e serviços a clientes internos e externos, com flexibilidade nos processos e serviços prestados para atender da melhor forma possível, se adaptando às necessidades específicas de cada cliente com qualidade, no tempo certo e na quantidade correta. De um modo geral, a Logística é o processo chave de qualquer tipo de negócio em que haja a necessidade de entregar um serviço ou produto ao cliente ou ao consumidor final dos mesmos.
Também podemos dar o conceito de logística, citando a definição da mesma por Council of Supply Chain Management Professionals norte-americano:
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor.

2. Evolução da Logística
O processo de crescimento da Logística se dá por meio de quatro fases e que correspondem ao moderno Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM). São eles:
2.1 Primeira Fase: Atuação Segmentada
Após a Segunda Guerra Mundial, as

Relacionados

  • dfsdsd
    345 palavras | 2 páginas
  • Asd dsa
    288 palavras | 2 páginas