dfsafdsaf

6838 palavras 28 páginas
objetivos

2

AULA

A gestão da cadeia de suprimentos

Meta da aula

Apresentar o significado de cadeia de suprimentos.

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1

2
3

4

definir a Logística no contexto da cadeia de suprimentos; definir cadeia de suprimentos; analisar os aspectos da cadeia de suprimentos que impactam a competitividade das empresas; destacar as mudanças no ambiente competitivo que têm implicações no gerenciamento logístico.

Logística Empresarial | A gestão da cadeia de suprimentos

A INSERÇÃO DA LOGÍSTICA NO CONTEXTO DA CADEIA DE
SUPRIMENTOS
Na aula anterior, entendemos o que é logística e suas atividades nas empresas. Vamos avançar ampliando os conceitos que estudamos.
É preciso contextualizar o conceito de logística no âmbito da gestão da cadeia de suprimentos. A logística compreende a orientação e a estrutura de planejamento que têm por objetivo a elaboração de um plano integrado para o fluxo de produtos e informações ao longo de uma série de estágios de um negócio.
Esses estágios de um negócio constituem a cadeia de suprimentos.
Podemos conceituar a cadeia de suprimentos como uma rede de entidades
CANAL

ou organizações que atuam em conjunto, de forma cooperativa, com

LOGÍSTICO

vistas a administrar o fluxo de materiais e informações, desde os

Trata-se do meio pelo qual o fluxo de materiais, pessoas e informações transita, desde a origem até o destino, de tal maneira que seja atendida à necessidade de um usuário final.

?

fornecedores até os clientes finais.
A evolução do paradigma da gestão logística, nos dias atuais, corresponde a uma ampliação do escopo de atuação, que não mais estaria situado no âmbito de uma empresa apenas, mas sim no contexto de outras organizações existentes no CANAL LOGÍSTICO.

A cadeia de suprimentos do iogurte
Todos nós conhecemos e consumimos o iogurte como alimento pertencente ao nosso regime de alimentação. Sob o ponto de vista

Relacionados