dfmneiu

1352 palavras 6 páginas
1.1) Processos sociais: Associativos ou de aproximação.
A)Socialização: a socialização é a ação recíproca de ideias, atos de sentimentos entre pessoas, entre grupos ou entre pessoas e grupos. A interação implica na modificação do comportamento das pessoas de um grupo que dela participam, a base de toda vida social é a interação.
B)Cooperação: a cooperação consiste sempre numa ação comum para realizar determinado fim, ou seja, é uma forma de interação em que diferentes indivíduos ou grupos trabalham juntos para um fim comum.
C)Assimilação: a assimilação é um processo que implica que os indivíduos ou grupos alterem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir. A assimilação é o processo que surge se a acomodação teve êxito e perdurou, o que acabara afetando, além do comportamento exterior, os hábitos e costumes daqueles que se acomodaram. A assimilação é um processo profundo e durável, na qual os valores e as atitudes são partilhadas por pessoas ou grupos que eram diferentes, e que se tornam semelhantes.
1.2)Dissociativos ou de afastamento.
A)Conflito: o conflito é um processo pelo qual pessoa ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores. O conflito reveste-se de atitude consciente, emocional e transitória, na sua forma mais extrema o conflito leva à eliminação dos componentes. O conflito não pode durar muito tempo devido ao elevado nível de tensão social que envolve os indivíduos ou grupos que dele participam, pois há entre estes indivíduos rivalidade, criticas fortemente carregadas de emoção, muitas vezes o ódio se apresenta como primeiro impulso de destruição do adversário.
B)Competição: a competição nada mais é que um processo social, e que ocorre com os indivíduos ou grupos sociais e que consiste na disputa consciente ou inconsciente por bens e vantagens, ela é um processo permanente, uma característica marcante é que a competição é regulada de duas formas, do modo formal (leis, regulamentos, decretos), e do

Relacionados