dfhgf

736 palavras 3 páginas
O que a segunda geração do romantismo tem a ver com o filme sociedade dos poetas mortos?
Sociedade dos Poetas Mortos” representou o resgate de valores que pareciam velhos, antiquados, pouco atraentes, porém já havia aparecido no Romantismo, poetas que gostavam de viver de forma rebelde. O filme utiliza citações e trechos de poesias de Henry David Thoreau, Byron e William Shakespeare, entre outros ícones da literatura romântica e rebelde, para apresentar a sua lição: a boa arte, a verdadeira arte, é aquela que desperta paixões, que celebra a vida.
No entanto, a rebeldia apresentada no filme, é a mesma rebeldia que movia a segunda geração romântica, apresentada pelo mal do século. Peter Weir realiza um trabalho meticuloso, colocando o espectador na mesma posição dos alunos de Keating. “Sociedade dos Poetas Mortos” não é sobre poesia e arte, mas sobre liberdade e autonomia de pensamento.
Questão 1: O filme se passa numa escola particular no ano de 1959. A escola do filme era a mais recomendada para se entrar numa boa faculdade. Vimos na matéria do primeiro ano que durante a Idade Média a sociedade era organizada de forma estamental: o indivíduo estava determinado pelo seu lugar de nascimento. O iluminismo e a sua defesa da autonomia do indivíduo transformaram o modelo de sociedade para o atual. Contudo, alguns costumes ainda persistem. De que maneira os jovens alunos do filme ainda sofrem com os antigos costumes da sociedade estamental?
Questão 2: Segundo o diretor da escola, existiriam 4 pilares para o sucesso no método de ensino: tradição, disciplina, honra e excelência. Na versão dos alunos, os 4 pilares se transformavam em: terror, excremento, decadência e paródia. Os alunos não acreditavam naquilo, mas, mesmo assim, aceitavam as regras do jogo. Na sua opinião, qual seria o motivo dos alunos respeitarem um regra em que eles não acreditavam?
Questão 3: Cite algumas diferenças em relação à sala de aula de 1959 e a nossa sala de aula atual.

Questão 4: As

Relacionados

  • drcsdfsdfdfdsg
    495 palavras | 2 páginas