dfghdsfhds

675 palavras 3 páginas
Condução
Introdução
Condução térmica ou difusão térmica é a transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a um gradiente de temperatura. Esse fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio ou entre dois meios em contato no qual não se percebe movimento global da matéria na escala macroscópica, em oposição à convecção que é outra forma de transferência térmica.
OBJETIVOS:
• Identificar, comparar e classificar as formas de propagação de calor;
• Concluir que o calor, para se propagar, precisa de temperaturas diferentes entre as regiões de transmissão;
• Concluir que o fluxo de calor sempre se verifica no sentido de maior temperatura para a de menor temperatura;
Resultados experimentais:
Nesse experimento observou-se a transferência de calor da lamparina pra o suporte que anexava às cinco esferas com o auxilio da parafina de uma vela.
As duas primeiras esferas mais próximas à lamparina caíram rapidamente do suporte, pois estava a uma pequena distância da lamparina. Por isso o calor foi transmitido por condução em um menor intervalo de tempo às esferas próximas.
A partir da terceira esfera, o tempo para que as esferas se deslocaram verticalmente do suporte, aumentou consideravelmente devido ao crescimento da distancia entre o a região do suporte e a lamparina. Observou-se a lenta transferência de calor por condução nas regiões que possuíam esferas a uma larga distancia da lamparina.

Conclusão
Nesse experimento podemos concluir que quando aquecido à extremidade de uma barra metálica, as moléculas passam a vibrar com maior intensidade, transmitindo essa energia adicional às moléculas mais próximas, que também passam a vibrar mais intensamente e assim sucessivamente até alcançar a outra extremidade.

Convecção
Introdução:
A convecção é o processo de transporte de energia pela ação combinada da condução de calor, armazenamento de

Relacionados