dfghdfghhghfhdfghdfghhghfh

385 palavras 2 páginas
FURB – Universidade Regional de Blumenau
Curso: Arquitetura e Urbanismo – 3º Semestre
Disciplina: História da Arte e da Arquitetura da Cidade II
Professor: César Murillo Caparelli
Acadêmica: Ana Carolina Torinelli

Resumo 15: As Vicissitudes da Ideologia

1. O que você entende por ideologia e crítica?
Ideologia: é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
Crítica: é um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que pode ir além do seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado. A palavra crítica (do grego crinein) significa separar, julgar. A crítica é uma avaliação que julga o mérito estético de uma obra de arte, a lógica de um raciocínio, a moralidade de uma conduta, etc.

2. Quais as críticas defendidas pelo Team X ao CIAM?
O CIAM se estabelece a partir do final da década de vinte do século passado como palco de discussão e difusão das novas ideias de urbanismo. Os modernistas acreditavam que o desenho da cidade seria propiciador de um mundo mais igualitário e que a estrutura urbana poderia ser conformada racional e funcionalmente de forma a se atingir o bem-estar social. Porém, o esquematismo e o excesso de racionalização que concebia a habitação padronizada sem qualquer relação com a identidade do morador provocaram fortes críticas por parte das gerações mais novas do próprio seio do CIAM.
O Team X foi buscar no resgate das categorias da cidade tradicional um maior sentido de comunidade

Relacionados