dfgdfgdgd

1041 palavras 5 páginas
O eixo maciço de 30 mm de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Determinar a tensão de cisalhamento desenvolvida nos pontos C e D do eixo. Indicar a tensão de cisalhamento nos elementos de volume localizados nesses pontos.

O tubo mostrado na figura tem diâmetro interno de 80 mm e diâmetro externo de 100 mm. Supondo que sua extremidade seja apertada contra o apoio em por meio de um torquímetro em B, determinar a tensão de cisalhamento desenvolvida no material nas paredes internas e externas ao longo da parte central do tubo quando são aplicadas forças de 80 N no torquimetro.

O eixo circular BC é vazado, e tem diâmetros de 90mm e 120mm, respectivamente interno e externo. Os eixos AB e CD são maciços, com diâmetro d. Determinar, para o carregamento indicado: a) o valor Maximo e o valor mínimo da tensão de cisalhamento no eixo BC; b) qual o diâmetro necessário nos eixos AB e CD se a tensão admissível no material é de 65MPa.

Que valor de momento de torção dever ser aplicado à extremidade do eixo circular, de modo que o ângulo de torção produzido seja de 2°? Adotar o modulo de elasticidade transversal G o valor de 80GPa,para o aço.

Calcular, para o eixo de seção vazada do exemplo anterior, o valor do angulo de torção que provoca uma tensão de cisalhamento de 70MPa na face interna do eixo.

As engrenagens acopladas ao eixo de aço com uma das extremidades fica estão sujeitas aos torque mostrados na figura. Suponde que o modulo de elasticidade de cisalhamento seja G= 80 GPa e o eixo tenha diâmetro de 14mm, determinar o deslocamento do dente P da engrenagem A.

O dois eixos maciços de aço mostrados na figura estão acoplados por meio de engrenagens. Determinar o ângulo de torção da extremidade A do eixo AB quando é aplicado o torque T=45Nm supor G=80GPa. O eixo AB é livre para girar nos mancais E e F, enquanto o eixo DC é fixo em D. cada eixo tem diâmetro de 20mm.

O eixo de aço A-36 está composto pelos

Relacionados