dfgdfgdafhadfh

2135 palavras 9 páginas
COLÉGIO INSTITUTO CASTRO
ALUNA: Raphaela Maria Gomes Cruz Num. 28
SÉRIE - 9
PROFESSOR: Genival Matos
Romário de Souza Faria, mais conhecido apenas como Romário (Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1966), é amplamente tido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, um ex-futebolista que atuava como atacante, e político brasileiro.
Atualmente, é deputado federal do Rio de Janeiro, pelo PSB. Conhecido popularmente como "Baixinho", pela baixa estatura, o jogador ainda teve uma breve experiência como treinador, dirigindo o Vasco da Gama, clube com o qual é mais identificado, embora já tenha declarado expressamente não ser torcedor, já que torce para o America, por influência de seu pai.
Também conseguiu ser ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense, além do América, onde encerrou a sua carreira.
É o terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira, com cinquenta e cinco gols marcados1 . Para a revista argentina El Gráfico, é o maior goleador da história do futebol.2 Da mesma forma assim o considera a Revista Placar, dividindo o seu posto com Pelé, ambos com 720 gols em competições oficiais.3 É ainda o jogador com o maior número de artilharias na história do futebol - foi artilheiro em 27 das 83 competições oficiais que disputou.3 Para a IFFHS, Romário é o quarto maior goleador do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão.4 É um dos maiores centroavantes brasileiros, e do futebol mundial, de todos os tempos.
Entre seus muitos títulos, destaca-se a Copa do Mundo de 1994, na qual foi a figura principal. Na época do mundial, era jogador do Barcelona, e encantou até o duro treinador da equipe, Johan Cruijff, autor de um dos famosos apelidos do atacante: "gênio da grande área".5 Cruijff também se incluiu entre aqueles muitos que creditam a vitória do Brasil em 1994 primordialmente ao desempenho do atacante: Para mim, os 1990 foram anos que não tiveram um só rei, mas está claro

Relacionados