dffhhjlllç

307 palavras 2 páginas
A TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES DE MAX WEBER
Weber e a Burocracia
Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo, jurista,historiador e economista alemão,considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno.
Segundo Weber, as organizações formais baseiam-se em leis que as pessoas acreditam serem racionais, ou seja, que agem de acordo com seus interesses e não desejos arbitrários de alguém.
DESENVOLVIMENTO DA TEORIA BUROCRÁTICA
"A organização é uma estrutura sistêmica, um grupo organizado e estável de meios adequados a fins." (Max Weber)
De acordo com Weber, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é burocracia.
Entretanto, segundo ele, nem todos os grupos sociais são organizações. Weber dividiu esses grupos em duas categorias:
GRUPOS SOCIAIS PRIMÁRIOS: São informais, no qual predominam as relações pessoais. Fazem parte desse grupo as familias, amigos e certos grupos de interesse social e profisional.
GRUPOS SOCIAIS SECUNDÁRIOS: Essa categoria abrange os grupos formais, pois com eles as pessoas possuem uma relação regida por regras e normas.
CARACTERISTICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS/BUROCRÁTICAS
As organizações formais apresentam três caracteristicas principais:
A FORMALIDADE: São as normas e regulamentos que constituem as organizações, são chamadas de leis, que estipulam os direitos e deveres dos participantes.
IMPESSOALIDADE: São as relações entre as pessoas que integram as organizações burocráticas, geralmente são governadas de acordo com os cargos que ocupam, e pelos direitos e deveres desses cargos.
PROFISSIONALISMO: Os cargos de uma burocracia oferecem aos seus ocupantes uma carreira, formação e meios de vida. Sua escolha depende das qualificações do participante.
VANTANGENS DA BUROCRACIA
Sua teoria proporcionou uma maior racionalidade sobre as ações dos participantes e objetivos da organização, ajudando na precisão e rapides das atividades, decisões, deveres e obrigações.
Reduzir o atrito entre os

Relacionados