dfffgv

563 palavras 3 páginas
Introducao:
Os surdos tem um cultura caracteristica,onde se substitui a audicao e a fala e utiliza uma comunicacao espaco visual.
Existe fatores que afeta o aprendizagem da pessoa surda : o período em que os pais reconhecem a perda auditiva, o envolvimento dos pais na educação das crianças, os problemas físicos associados, os encaminhamentos feitos, o tipo de atendimento realizado, entre outros ou lingua oral.
A LIBRAS nao e universal,no Brasil os surdos desenvolveram a LIBRAS om influência da língua de sinais francesa.Em Portugal existe o LGP (Lingua gestual portuguesa),em Angola LGA (Lingua gestual Angolana).Ja outros isolados onde nao exista uma comunidade surda se comununicam com gestos.
.
Progresso na cultura surda
Estudos tem classificado os surdos em duas categorias ,surdez patologica
No Brasil, existem pelo menos duas situações em que a lei confere ao surdo o direito a intérprete de LIBRAS: nos depoimentos e julgamentos de surdos (área penal); e no processo de inclusão de educando os surdos nas classes de ensino regular (área educacional).
Lingua natural versus Lingua materna
A língua de sinais é o idioma natural dos surdos. Idioma natural, porque ela resulta de um paradigma de inerência, idiossincrático, que é a surdez. A língua de sinais é uma criação natural dos surdos, independentemente do lugar onde estejam radicados. Por outro lado, existe o conceito errático de que a língua de sinais é também a língua materna de qualquer surdo.
Segundo Sacks (1998), cerca de 95% das crianças surdas nascem de pais ouvintes.Quando se descobri que seu filho e surdo nao sabem o que fazer ,neste contexto há duas opções possíveis:
1. comunicar-se com a criança de modo oralizado, ensinando-a a leitura labial e/ou a utilização de aparelhos e implantes auditivos;
2. providenciar que a criança aprenda a língua de sinais local.
Compreendendo o mundo surdo
Muitos acham que a capacidade de aprendisazem e sabedoria de um surdo e diferente dos ouvintes,existe

Relacionados