Dfewf

2588 palavras 11 páginas
Normas para A Apresentação de Referências Bibliográficas

Nota Introdutória: Documento elaborado pelo Conselho Pedagógico da ESAB (Reunião Ordinária de 28/11/2003), com o objectivo de servir de apoio aos alunos para a apresentação de referências bibliográficas.

Introdução

É vulgar cada área científica possuir o seu estilo próprio de apresentar as referências bibliográficas. Mesmo dentro de cada área científica, deparamo-nos com publicações periódicas que exigem diferentes regras de apresentação da bibliografia aos autores que nelas desejem publicar. Existe até uma Norma Portuguesa sobre referências bibliográficas (NP 405), mas as regras nela enunciadas não são as mais vulgarmente utilizadas em trabalhos científicos da área das ciências naturais. Os elementos primários numa referência bibliográfica são normalmente os mesmos, para todos os tipos de documentação e para todos os estilos de citação, embora a ordem pela qual são apresentados possa variar conforme o estilo adoptado. Estes elementos incluem: - nome do autor, - data da publicação, - título, - nº da edição, - editora, - local da publicação, - volume, - páginas da obra ou páginas relativas à publicação referenciada.

Independentemente do estilo de referenciação bibliográfica a utilizar, que, como já referimos, pode ser muito diverso, o mais importante é: - verificar se existe algum tipo de estilo de citação preferido pelo orientador do trabalho, adoptado pela revista científica onde o trabalho vai ser publicado ou pela comissão científica do seminário/conferência onde o trabalho vai ser apresentado, - fornecer a informação mais completa possível relativa a cada referência bibliográfica, de modo a que qualquer leitor possa identificar, sem dúvidas, a obra referenciada, - respeitar o mesmo estilo de citação em toda a listagem de referências bibliográficas, de forma a que esta apresente um estilo homogéneo.

No final deste

Relacionados

  • dfewF GGHH
    541 palavras | 3 páginas