dfdffd

4430 palavras 18 páginas
Exercícios Funçoes Orgânicâs
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Uel) Se o suprimento de ar, na câmara de combustão de um motor de automóvel, for insuficiente para a queima do n-octano, pode ocorrer a formação de monóxido de carbono, uma substância altamente poluidora do ar atmosférico.
Dados:
2CˆHˆ (Ø) + 25O‚ (g) ë 16CO‚ (g) +18H‚O(Ø) ÐH¡ = - 10.942 kJ
2CO (g) + O‚ (g) ë 2CO‚
ÐH¡ = - 566,0 kJ
1. Para evitar os efeitos nocivos à pele causados pela radiação ultravioleta (UV) da luz solar, são utilizados os protetores ou bloqueadores solares, os quais podem apresentar diferentes tipos de substâncias ativas. A seguir estão representadas as estruturas químicas de três substâncias utilizadas em cremes bloqueadores.

É correto afirmar que as funções orgânicas presentes nestas substâncias são:
a) Éster, éter, fenol, amina.
b) Éster, cetona, álcool, amina.
c) Cetona, éster, álcool, amida.
d) Cetona, ácido carboxílico, amida.
e) Éster, amida, fenol, aldeído.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpel) Os recursos hídricos podem ser considerados sob três aspectos distintos: como elemento físico da natureza, como ambiente para a vida e como fator indispensável à vida na Terra.
A água usada no abastecimento de comunidades humanas requer padrões de qualidade. Assim, ela não deve apresentar sabor, odor e aparência desagradáveis, bem como não deve conter substâncias nocivas e microrganismos patogênicos. O tratamento convencional para obtenção de água potável utiliza métodos tais como aeração, pré-cloração, carvão ativado e outros, a fim de remover substâncias que causam odor e sabor nos suprimentos públicos de água, decorrentes da atividade industrial, esgotos domésticos, gases dissolvidos, matéria mineral dissolvida e algas. Assim, nas águas com ferro
(+2) e manganês (+2), formam-se óxidos amarronzados que alteram a cor e sabor dessas águas, enquanto que o gás sulfídrico (sulfeto de hidrogênio) lhes altera o sabor e o odor. Substâncias orgânicas, como, por

Relacionados

  • dfdffds
    733 palavras | 3 páginas
  • An Lise Comparativa De Dimensionamento Pavimento DNER
    45866 palavras | 184 páginas