DFD'sa Níveis de detalhamento

1796 palavras 8 páginas
Níveis de Detalhamento do DFD
Para evitar a complexidade devemos modelar o DFD geral como uma série de níveis de modo a que cada nível ofereça sucessivamente mais detalhes sobre uma parte do nível que lhe seja superior.

Diagrama de Contexto (DFD Nível 0)
O nível mais alto (mais alto nível de abstração) apresenta um único processo representando o sistema como um todo, onde os fluxos de dado representam as interfaces entre o sistema e as entidades externas (ou qualquer depósito de dados externo). Esse DFD é conhecido como DFD de nível 0 ou
Diagrama de Contexto.
Abaixo um exemplo de Diagrama de Contexto (DFD de Nível 0).

Y
B

X

A

Sistema
C
Z

Interpretando o DFD exemplo acima, é possível observar os seguintes detalhes: o O sistema se relaciona com três entidades externas: X, Y e Z.

o

As interfaces entre o sistema e essas entidades externas são:
A entidade externa X envia o pacote de dados A para o sistema; e
O sistema envia o pacote de dados B para a entidade externa Y e o pacote de dados C para a entidade externa Z.

DFD de Nível 1
O primeiro nível de detalhamento (abaixo do nível de contexto) é conhecido como DFD de nível 1 e representa as principais funções do sistema. Esse nível é uma decomposição do sistema representado no Diagrama de Contexto, com seus principais processos em um nível de abstração menor.
Ele indica os processos principais que estão “dentro” do sistema, portanto é um processo de indicação de hierarquia entre os diagramas.
Em determinadas metodologias de desenvolvimento de sistema, deve-se começar pelo DFD de nível 1, para depois criar o Diagrama de Contexto. Isso é coerente porque, normalmente, as primeiras informações que são obtidas sobre o sistema não são somente as suas interfaces externas, mas sim as principais funções que esse sistema deve desempenhar.

Abaixo um exemplo de DFD de Nível 1 (decomposto a partir do exemplo de Diagrama de Contexto anterior). Sistema
B

E

D1

Y

3

Relacionados