Dez Princípios da Economia

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
Dez princípios da Economia

COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES
Princípio 1 – Pessoas enfrentam Tradeoffs


Caracteriza um momento em que há divergência de escolha. Ele define-se em uma ato econômico que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. (MANKIW, 2001)

A primeira das lições é a respeito da tomada dedecisões se resume no dito popular de que “Nada é de graça”. Para obter algo que almejamos, em geral temos que renunciar outra coisa da qual gostamos. Tomar decisões necessita comparar um objetivo com outro. (MANKIW, 2001)

Tempo: Por que estudar?
Desejo: Por que estudar isso e não aquilo?
Renda: Como gastar a renda familiar?
Governo: Como usar os recursos disponíveis?

Eficiência:particularidade que uma sociedade tem de receber o máximo possível pelo uso de seus bens escassos. (MANKIW, 2001)

Equidade: distribuição igualitária do sucesso econômico entre os membros da sociedade. (MANKIW, 2001)


Princípio 2 – O custo de alguma coisa é o que você
desiste para obtê-la

A tomada de decisões impõe a equivalência de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Em muitos casos,entretanto, o custo de alguma ação não é tão claro como poderia aparecer à primeira vista. (MANKIW, 2001)

Fazer uma faculdade: gastos com mensalidades, livros, moradia e alimentação. No entanto estes são custos moradia e alimentação. No entanto estes são custos comuns. E o tempo, por exemplo? Para estudar você abre mão de se dedicar mais ao emprego e pode estar perdendo uma promoção. Nãoestudando você não adquire conhecimentos científicos e pode perder a oportunidade de ocupar um alto posto na empresa. (MANKIW, 2001)

Custo de oportunidade: é aquilo que se abre mão para se obter alguma coisa. (MANKIW, 2001)


Princípio 3 – Pessoas racionais pensam na margem.


As escolhas que fazemos na vida raramente são em branco e preto, em geral têm tons cinzas. Quando as provas se aproximam,sua decisão não é entre jogá-las para o alto ou estudar 24 horas por dia, mas entre gastar mais uma hora revendo a matéria ou assistir televisão. (MANKIW, 2001)

Os economistas utilizam a expressão “alterações marginais” para descrever pequenos ajustes incrementais a um plano de ação incremental. Fazer uma pós-graduação? Para tomar essa decisão você precisa conhecer os benefícios adicionais queesses anos a mais de estudo lhe ofereceriam. (MANKIW, 2001)


Princípio 4 – Pessoas respondem a incentivos.


Como as pessoas tomam decisões comparando custos e benefício, seu comportamento pode mudar quando os custos ou os benefícios se alteram. Isto é, as pessoas respondem a incentivos. (MANKIW, 2001)

Quando o preço das maçãs aumenta as pessoas decidem comer mais peras e menos maçãs,porque o custo de comer mais peras e menos maçãs, está maior. (MANKIW, 2001)

O efeito dos preços sobre o comportamento de compradores e vendedores é fundamental para entender como funciona a economia. (MANKIW, 2001)

Os formuladores de políticas públicas nunca deveriam esquecer os incentivos, visto que muitas políticas mudam os custos ou benefícios com que as pessoas se deparam e, portanto,alteram comportamentos. Um imposto sobre a gasolina, por exemplo, incentiva as pessoas a dirigir carros menores ou a utilizar transporte público. (MANKIW, 2001)


COMO AS PESSOAS INTERAGEM
Princípio 5 – O comércio pode melhorar a situação
de todos



Quando o membro de uma família procura um emprego, concorre com membros de outras famílias que estão em busca de emprego. As famílias tambémconcorrem umas com as outras quando vão às compras, porque cada uma das famílias quer comprar os melhores produtos pelo menor preço. Assim, em certo sentido, cada família em uma economia compete com todas as outra famílias. (MANKIW, 2001)

Apesar da competição, sua família não estaria melhor se se isolasse de outras famílias, produzindo seus próprios alimentos, confeccionando suas roupas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os dez princípios da economia, por mankiw
  • Dez principios da economia
  • O dez princípios da Economia
  • dez principios de economia
  • Dez principios da economia
  • dez principios da economia
  • Dez princípios da economia
  • Os dez principios da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!