DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÔA SAUDAVEL

7041 palavras 29 páginas
Dez passos para uma alimentação saudável
Guia alimentar para menores de dois anos
Um guia para o profssional da saúde na atenção básica (2ª edição)
Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília/DF 2010

Boas técnicas de comunicação
• Você pode usar habilidades de comunicação para:
- Ouvir e aprender sobre as crenças dos pais ou cuidadores, seu nível de conhecimento e suas práticas.
- Fornecer informações.
- Sugerir mudanças caso sejam necessárias.
• Você também pode usar essas habilidades para:
- Se comunicar com colegas.
- Se comunicar com familiares que infuenciam os pais e cuidadores, principalmente aqueles que sejam capazes de infuenciar de forma negativa as práticas de alimentação infantil.
1. Use a comunicação não verbal
Nossa comunicação não verbal com os pais ou cuidadores pode ajudar a fazer com que ouçam as nossas sugestões. Exemplos de comunicação não verbal útil durante uma conversa:
2. Faça perguntas abertas
• Quando está ajudando uma pessoa, você quer descobrir o que está acontecendo e se existe alguma difculdade. Se fzer as perguntas de modo a estimular a conversa, não será necessário fazer perguntas demais.
• Em geral, as perguntas abertas são as mais úteis. Elas estimulam a pessoa a fornecer mais informações. Em geral, perguntas abertas começam com:
“Como...? O que...? Quando...? Onde...? Por que...?”. Perguntas fechadas são aquelas que podem ser respondidas com sim e não e podem não render muitas informações.
3. Estimule a pessoa a falar e demonstre interesse
• Podemos demonstrar interesse no que uma pessoa está dizendo com respostas como acenar positivamente com a cabeça, sorrir e usar expressões como
“sei”, “continue”. Se você repetir ou ecoar o que ela está dizendo, mostra que está ouvindo e a estimula a falar mais. É útil mesclar respostas que ecoam as informações com outras respostas como, por exemplo, “é mesmo, continue” ou fazer perguntas

Relacionados