Devoção negra santos pretos e catequese no brasil colonial oliveira, anderson josé machado de

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
DEVOÇÃO NEGRA: SANTOS PRETOS E CATEQUESE NO BRASIL COLONIAL
OLIVEIRA, ANDERSON JOSÉ MACHADO DE
INTRODUÇÃO
O culto aos santos ocorriam por meio dos santuários, dos eremitas e das irmandades. “Com oobjetivo de orientar e canalizar a fé das massas urbanas, estas ordens (mendicantes) defenderam com maior veemência a idéia de que os santos forneciam exemplos de vida que deveriam ser imitados pelosfiéis”. (VAUCHEZ)
Santo Elesbão e Santa Efigênia. O culto a esses dois santos mostrou-se como um meio de efetivar o processo de catequese dos negros na sociedade colonial. “Catolicismo Negro”,segundo Roger Bastide referia-se ao processo superficial de catequese dos afro-descendentes. Um dos resultados do “catolicismo negro” foi a preservação das religiões africanas no Brasil.
CAPITULO 1
FREIJOSÉ PEREIRA DE SANTANA E A ORDEM DO CARMO: UM INTELECTUAL E UM PROJETO
1.1 A ORDEM DO CARMO
A Ordem do Carmo em sua fundação datada do século XII, no Monte Carmelo na Palestina. Sua primeira regraestabelecia uma vida eremítica para os seus membros. Esta regra foi aprovada pelo Papa Honório III em 1226.
Em 1247, a Ordem do Carmo sofreu a primeira reforma de suas constituições. Esta reformafoi conduzida por São Simão Stock, que pediu ao Papa Inocêncio IV que a Ordem pudesse se dedicar a uma vida ativa. Esta transformação fez com que os Carmelitas passassem a adotar o modelo de vidamendicante. Os mendicantes vinham responder às novas necessidades espirituais criadas pelo desenvolvimento comercial urbano.
1.2 FREI JOSÉ PEREIRA DE SANTANA: UM INTELECTUAL E UM PROJETO
A publicação,entre 1735 e 1738, de Os Dois Atlantes de Etiópia, narrando as vidas de Santo Elesbão e Santa Efigênia, constitui-se na formalização de um projeto de ação da Ordem do Carmo. Esta ação tinha o objetivo depromover e consolidar a posição da ordem no cenário da Cristandade, principalmente na sua face colonial, garantindo aos carmelitas um papel de destaque junto ao Estado e na sociedade.
1.2.1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anderson Machado
  • A análise marxista sobre a escravidão negra no Brasil Colonial
  • Fátima e a devoção ao santo rosário
  • Peti o Inicial Anderson Oliveira
  • Brasil Colonial As Revoltas Coloniais
  • Usufruto ascensao jose oliveira
  • Brasil Colonial
  • Brasil Colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!