dever e liberdade

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Dever e Liberdade

Liberdade:
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vezque é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre,Descartes, Kant, Marx e outros.

Liberdade pelos Filósofos
Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade, como Marx, Sartre, Descartes, Kant, e outros. Para Descartes aliberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais.

Segundo Kant, liberdade está relacionada comautonomia, é o direito de o indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pelaprópriavontade da pessoa. Kant diz que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis.

Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. Ohomem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.

Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dosindivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses.


Dever:

Em filosofia política, serestaria relacionado simplesmente àquilo que você já é, que diz respeito ao seu interior, seu espírito, ou melhor, sua consciência. Já o dever-ser diz respeito ao que você deve ser quando entra emcontato com outro ser humano, na sociedade. Eu posso ser do jeito que quiser em meus pensamentos (ou até na minha casa), mas quando estou lidando com o outro, com seres humanos, tenho que seguir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dever e liberdade
  • Dever e liberdade
  • Liberdade e Dever
  • RESPONSABILIDADE CIVIL: DEVER DE INDENIZAR POR OFENSA À LIBERDADE PESSOAL
  • Resumo comentado “Direito e Liberdade: Contrapontos entre Poder, Não poder e Dever”.
  • dever
  • Meus deveres
  • dever

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!