Deuses Da Administrac O Charles Handy

614 palavras 3 páginas
Conceito de Cultura Organizacional

“A cultura é um elemento vivo, onipresente que regula as relações. Exerce sobre os indivíduos o poder de absorvê-lo dentro de um mecanismo adaptativo e portanto dentro de um mecanismo regulador.”

“Conjunto de crenças, símbolos, regras, procedimentos qu tem a finalidade de homogeneizar as relações das pessoas e assegurar assim, a identidade da Instituição.”
“Uma das características da cultura é sua capacidade de invisibilidade visto que ela é introjetada nos indivíduos e internalizada pelos grupos humanos.”

Edgard Sc

OS DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO – CHARLES HANDY
ZEUS

APOLO

ATENAS

DIONÍSIO

Cultura
Clube

Cultura
Função

Cultura
Tarefa

Cultura
Eu

ZEUS Cultura
Clube

Zeus deus dos deuses, todo poderoso, seus sentimentos oscilam da raiva intensa ao amor imenso.
Do desejo de vingança ao sentimento de compaixão e pena. impetuoso, afetivo, colérico e possessivo.
A organização padrão Zeus é a cultura do clube ou da panela, dos afetos e desafetos; é a cultura dos puxa-sacos. O desempenho dos membros desta cultura é medida pela lealdade, fidelidade e pela confiança; é por excelência a cultura da camuflagem (verniz) do puxa-tapete, da traição, da cena e da mentira.
A motivação básica é o poder a qualquer custo. Todos os membros estão voltados com seu olhar para cima (o saco de Zeus), nunca olham para os lados ou para baixo. A ascensão é pessoal e a queda dramática. O poder é definido pela afinidade com Zeus. Nesta cultu a facilidade para mudança é grande pois o que muda são as pessoa
As decisões dessa cultura são muito rápidas porque são permeada relações pessoais.

APOLO
Cultura
Função
Deus da harmonia, do equilíbrio, da ordem e estabilidade.

É a cultura da função e o seu símbolo é o templo grego. As

colunas são as divisões do trabalho e dão base de equilíbr

à organização. Nesta cultura a busca de estabilidade é um obsessão dos seus membros. É a certeza de que o sol vai nascer e se por, ou seja, a rotina não deve sofrer rupturas

Relacionados