Deusao

1564 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

EXPERIMENTO 9: CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO

Aluno: Jesus
Professora: Eliana.
Curso: Engenharia Civil.
Disciplina: Química geral para engenharia. Turma: L2
Fortaleza 22 de novembro de 2008.

Introdução teórica:
Cinética e Equilibro químico O princípio necessário para existir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. A reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso. água: Reação de ionização da água - Reação direta:
H2O -> H+ + OH-
Reação inversa:
H+ + OH- -> H2O Por convenção, o equilíbrio pode ser representado com o símbolo de igualdade, como em qualquer equação de reação química.
H2O = H+ + OH- Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não. Uma vez representando o equilíbrio químico através do sinal igual ( = ), isso indica que temos duas reações ocorrendo ao mesmo tempo. Chamamos de reação direta aquela que acontece no sentido da produção de produtos.(Lembre-se de que os produtos da reação de ionização da água são os íons H+ + OH-) A outra reação, denominada reação inversa é aquela que ocorre no sentido da produção de reagentes. Ao analisarmos a cinética do equilíbrio químico, podemos verificar a igualdade entre a velocidade da reação direta e a velocidade da reação inversa. Ao mesmo tempo que 1 mol da espécie H2O é consumido na produção de H+ + OH- pela reação direta , 1 mol da mesma espécie H2O é produzido pela reação inversa. Com isso a concentração de H2O permanece constante. Constante de equilíbrio O valor da constante de equilíbrio é obtido a partir das concentrações das espécies químicas presentes na solução quando o sistema está em

Relacionados

  • Musicas pra literatura
    294 palavras | 2 páginas
  • religiões
    4114 palavras | 17 páginas
  • transtornos mentais
    6601 palavras | 27 páginas
  • Conceito de possivel em platão
    32212 palavras | 129 páginas