Deus e o Diabo na terra do sol

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
"Deus e o Diabo na terra do sol" (1964) é uma produção nacional e ganhadora de prêmios internacionais, é uma das principais obras do cinema novo. O cinema é um movimento cinematográfico nacional iniciado na virada dos anos 50 para os anos 60, que surgiu uma nova forma de fazer e pensar cinema. O cinema novo foi utilizado por formações e idéias, que procuravam ir de encontro à sociedade,deixando o cinema dos estúdios e realizando um cinema “verdade”, que retratasse as questões sociais e culturais do Brasil, e a região nordeste era um dos principais temas dos filmes.
O filme de Glauber Rocha traz com grande complexidade assuntos como a miséria e o fanatismo religioso, ambos assunto que permeiam a sociedade nordestina e que garante longas e discursivas conversa a respeito do tema.Deus e o Diabo na terra do sol foi filmado entre 1963-64,. A história conta de uma forma muito expressiva e verdadeira as crise e reflexão social que depois de muito tempo se estende ate hoje na atualidade. É uma ótima opção para se mostrar como a miséria e o abandono leva as pessoas a extremos. Os elementos que faz do povo sertanejo estão claramente representados: a extrema religiosidade, amiséria, o latifúndio, e o coronelismo.
O filme conta a saga de um jovem casal, Manuel e Rosa.
Manuel, sertanejo, após uma discussão com o coronel da região na hora da partilha do gado passa a ser perseguido, por esse motivo e foge com sua esposa Rosa. A partir desse momento a história passa a ser contada.
O filme mostra também uma crítica ao fanatismo calcado em dogmas quando fala sobre acomunidade religiosa. E assim fazendo lembra comunidade religiosa de Canudos, que desencadeio a Guerra de Canudos, que foi um confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro.
A região do nordeste, historicamente é marcada por latifúndios improdutivos, secas e desempregos, passava por varias crises. Milhares desertanejos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social. O fim de canudos se na destruição total da cidade.
“O novo Antônio Conselheiro” no caso seria o beato Sebastião que ditam “regras” para que o povo possa seguire assim ganhar a salvação.
Uma cena bem marcante é quando Manoel é o Beato estão subindo o monte santo, Manoel levando uma grande pedra, e o beato ao seu lado, e todos o sertanejos que estão embriagados de um sentimento complexo e confuso. Esta cena representa muito bem o domínio que o beato tinha sobre Manuel e a população, onde que eles estariam fazendo isto para ganhar o Céu. A cena fazlembra o calvário, caminho percorrido por jesus antes de ser sacrificado, a grande pedra, a cruz de jesus, então para a pessoa ganhar a salvação teria que sofre e carregar em sua vida a grande cruz de Cristo, a cena é bastante forte onde mostra a Garra e a fé do sertanejo perante aquela situação, onde ele caia de cansaço, assim como Cristo caiu varias vezes em seu trajeto ao calvário.
Elesseguem Sebastião que exige provações, penitências e até mesmo assassinatos em nome da fé. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato.
Apos Rosa matar o beato Sebastião, ela e Manoel passa a fazer parte do bando de um Cangaceiro chamado Corisco, bandido terrível, que passa a chamar Manoel de Satanás. Corisco um homem amargurado pela vida, que tem sede de se vigar matando aspessoas em nome da fé. O filme é bem marcado pela forte presença de cordéis e textos poéticos, onde Cego Julio narra a sua historia, a sua fé, e fala sobre o sertão, ale dele falar direcionado e com seu rosto focado olhando para câmera, que da uma sensação ao telespectador que estar assistindo o filme, de que o Cangaceiro estar falando diretamente para ele, essas cenas são super interessantes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • deus e o diabo na terra do sol
  • Deus e o Diabo na terra do sol
  • Ensaio Critico Deus e o Diabo na Terra do Sol
  • Deus e o diabo na terra do sol
  • Cinema Novo: Deus e o diabo na terra do sol
  • Resumo Reflexivo
  • Análise do filme deus e o diabo na terra do sol de glauber rocha
  • 10 LI ES DE JESUS E O Diabo NA TERRA DO SOL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!