deus e mais

Páginas: 7 (1668 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A Logística adquiriu nova dimensão durante a Segunda Guerra Mundial, devido, principalmente, ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a "guerra do automóvel".
A Primeira Guerra Mundial foi, em grande medida, uma guerra da ferrovia, em que a pressão dos horários dos trens impunha umquadro extremamente rígido sobre a mecânica de mobilização e deslocamento militar em geral. Já na Segunda Guerra, a flexibilidade no transporte de homens e armas aumentou consideravelmente com a utilização de automóveis e caminhões pelas forças armadas, tornando-a a primeira guerra motorizada da História.
Mobilidade
O grau de mobilização dos exércitos das grandes potências foi variável. De fato,apenas as forças armadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha tornaram-se inteiramente motorizadas, de 1942 em diante, a tal ponto que, na Normandia, foram desembarcados não menos que 140 mil veículos motorizados (100 mil deles apenas nos primeiros onze dias). Quanto aos alemães, apesar de terem investido na guerra motorizada (a Blitzkrieg), ainda fizeram amplo uso de cavalos, sobretudo na frontaoriental.
Os exércitos soviético e japonês eram ainda menos motorizados. A guerra do Japão na China foi, em grande medida, uma guerra de ferrovia, razão pela qual o alto comando japonês conferia grande importância ao estabelecimento de ligações ferroviárias entre Cingapura e Mandchúria. De fato, o exército nipônico tentou estabelecer uma conexão ferroviária contínua Shangai-Mandchúria-Cingapura,utilizando as ferrovias Shangai-Hang-Chou, Zhengiang-Jianxi, Hunan-Guanxi, Vietnã e Tailândia. A ofensiva militar desencadeada contra Changsa, Zhengiang e Jianxi, na primavera de 1942, tinha por objetivo garantir o completo controle da ligação ferroviária 1 .
Alimentos:
Espalhadas sobre uma área imensa e dispondo de uma base material muito mais acanhada do que os outros beligerantes, as forçasarmadas japonesas sofreram, após 1942, escassez de alimento e de roupa. Nos territórios ocupados elas dependiam, em grande parte, de suprimentos locais, provocando crescente escassez no seio da população local. Inanição indiscriminada de prisioneiros de guerra por falta de alimentação adequada, caracterizou os últimos anos da guerra, nas áreas sob ocupação japonesa. A crucial batalhade Guadalcanal foi perdida principalmente em consequência da falta de comida: os soldados japoneses tiveram que sobreviver, durante semanas, com uma dieta de ervas e frutas selvagens notas 1 2
A União Soviética entrou na guerra com profunda crise em sua agricultura, em decorrência da política de coletivização compulsória, adotada por Stálin. A crise se acentuou com a perda das terras férteis da Ucrânia, no verãode 1941, e com a convocação maciça da população camponesa adulta notas 2 . Os soldados do Exército Vermelho alimentavam-se insuficientemente e tinham dificuldade de conseguir alimento pelo caminho, devido à política de terra arrasada ordenada pelo próprio Stálin. Essa situação só melhorou quando os soviéticos se deslocaram mais para o Ocidente, nas etapas finais de 1943-1944.
O imperialismo alemãoiniciou a guerra com um rigoroso sistema de racionamento, destinado a assegurar as necessidades básicas das forças armadas, bem como um certo mínimo a todos os cidadãos alemães. Essas prioridades determinaram como seria tratada a população dos países ocupados e os prisioneiros de guerra. A pilhagem progressiva dos recursos locais condenava o povo à inanição, particularmente nas áreas pobres dealimentos dos Bálcãs. Os internos em campos de concentração e em guetos judeus, assim como os prisioneiros de guerra, sobretudo os soviéticos, eram levados, literalmente, a morrer de fome.
O sistema de racionamento italiano começou a ser aplicado em 1942, impondo privações terríveis aos estratos mais pobres da população. Em fins de 1943, o custo de vida era sete vezes mais alto do que em 1939,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deus
  • Deus
  • deus
  • deus
  • Deus
  • Meu Deus
  • deus
  • Deus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!