Deus como artista

Páginas: 14 (3467 palavras) Publicado: 12 de março de 2012
Introdução
Falar sobre os atributos de Deus deve sempre deixar a criatura maravilhada. Deus não apenas possui atributos diretamente identificados com aspectos religiosos, tais como santidade, pureza, verdade, imutabilidade, amor, etc. Nosso Deus é Deus de tudo! Assim sendo, Ele é o Deus perfeito em todas as esferas, imagináveis e inimagináveis do Universo. O Criador Se revela à criatura poraquilo que Ele faz e o que faz é perfeito. Sua criação foi perfeita e em todos os campos. Hoje, a despeito da existência do pecado que nos limita e que também se estendeu à criação, podemos observar o que Deus é. Mesmo que não O levemos em conta como Criador, Deus é perfeito em tudo e em todas as circunstâncias e conhecimentos. Ele é o Deus sem limites de tudo o que existe: astronomia, botânica,genética, informática, física, química, razão, lógica. É o Deus de todas as ciências, do macro e do micro, do que é reduzido e das maiores extensões. É o Deus de todas as áreas: esporte, medicina, direito, trabalho, família, lazer, descanso, etc. Ele é muito mais que o Deus da religião.
 
Onde quer que Deus Se manifeste, Ele sempre Se revela em perfeição. O que Ele faz é harmônico, pleno, equilibrado,de bem, cheio de graça, tem conteúdo e essência. NEle se encontram as perfeições éticas e estéticas. O que Deus faz sempre é belo, bom e perfeito. Como músico, é a essência da mais sublime melodia, das polifonias, dos acordes, dos harmônicos, das vozes, timbres, instrumentos, etc. Como artista plástico, Deus é e manifesta pureza, equilíbrio, sensibilidade, beleza, etc. Como médico, é o maisprofundo conhecedor de todas as estruturas humanas. É o cirurgião dos milagres; é o neurologista que conhece todos os escaninhos do cérebro; é o geneticista que consegue decifrar (e determinar) as cadeias do DNA de cada ser vivo. É o arquiteto e engenheiro que consegue colocar em seus projetos todas as virtudes do prático, útil, funcional, estruturalmente equilibrado e simétrico. É o professor de todasas disciplinas e o único capaz de realmente compreender todas as ciências... Onde vamos parar? Não é possível limitar a extensão do conhecimento e ações de nosso Deus.
 
Tudo o que Deus faz não é somente necessário, proveitoso, conveniente e moralmente bom, mas é também estético e belo. Deus criou tudo e com beleza pura.
 
Mesmo que não consigamos definir com precisão o que é beleza, nãoimplica que ela não esteja, em sua plenitude, nas obras divinas. Se há um lugar em que realmente existe o belo é nas ações criativas de Deus.
 
Nosso conceito de beleza poderá variar no tempo e depender da cultura. “A dificuldade de conceituar o belo acompanha a história da filosofia, desde a Grécia Antiga. ‘Toda beleza é difícil’, indica Sócrates.” Platão entendia a beleza de maneira subjetiva esensorial. Para ele, beleza era o prazer gerado no observador pelas coisas belas. Expondo uma visão objetiva da beleza, Aristóteles afirmou que "as principais formas de beleza são a ordem, a simetria e a definição clara." De lá para cá, as definições de beleza têm pendularmente se alternado entre concepções subjetivas e objetivas.
 
O que é belo para uns é exótico para outros. Depende do quechamamos “gosto”. Ricos e pobres têm gostos diferentes. Brasileiros e ingleses têm percepções próprias do que é belo. A “Mona Lisa” (La Gioconda) retrata uma beleza romântica radicalmente distinta da sociedade consumista pós-moderna definida pela “magreza” feminina. Uma obra de Michelângelo passa por um juízo estético distinto de um quadro de Salvador Dali. De fato, o que define a beleza é apreconcepção filosófica adotada. O romanticismo medieval define e vê o belo diversamente do minimalismo contemporâneo. O que muda é a forma de pensar, a filosofia. No caldeirão filosófico do séc. 21, é tarefa complexa determinar o que é belo. Nunca foi tão verdade o ditado que diz que “há gosto para tudo”. Tomemos como exemplo apenas as manifestações musicais de nossos dias que variam do clássico ao funk...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artista
  • artistas
  • Artistas
  • Artistas
  • Artista
  • Artista
  • ARTISTAS
  • Artista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!