Detrminação de sódio na dipirona sódica

1092 palavras 5 páginas
determinação de Na EM fÁrmAcos UTILIZANDO ESPECTROMETRIA DE EMISSÃO ATôMICA

INTRODUÇÃO
A dipirona (sal de sódio do 1-fenil–2,3–dimetil-4-metilaminometanossulfonato–5–pirazolona) é um pó cristalino branco, solúvel em água e álcool, que apresenta atividades analgésicas e antipiréticas. Essa droga é rapidamente absorvida após administração oral e amplamente metabolizada. Quimicamente, a dipirona é um derivado 5-pirazolônico com a presença de um grupo metanossulfônico na estrutura (Figura 1). É comercializada principalmente na forma sódica (solução oral, injetável e comprimidos). Existem no país cerca de 125 produtos à base de dipirona, sendo 71 em associação a outras substâncias.

O controle de qualidade é uma ferramenta indispensável para verificar a conformidade de fármacos, medicamentos, insumos, dentre outros com as especificações estabelecidas. Dentre as técnicas aplicadas ao controle de qualidade, pode-se citar os métodos instrumentais (como exemplo: cromatografia, espectrofotometria, absorção atômica) e os clássicos, como exemplo os volumétricos de oxi – redução, complexação e, principalmente os de neutralização.
Diversos procedimentos são descritos na literatura para determinação de dipirona. Propuseram um procedimento para determinação de dipirona baseado na espectrometria de emissão atômica.
Tem-se por objetivo neste trabalho, determinar a concentração de dipirona por método indireto, a partir da análise da concentração de sódio por espectrometria de emissão atômica.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

* Espectrofotômetro de emissão atômica; * Balões de 50 mL e 100 mL; * Pipeta de 5 mL; * Pipeta de 10 mL.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente calculou-se a massa de cloreto de sódio necessária para preparar uma solução estoque de 98,37 mg.L-1 de Na+ em um balão volumétrico de 100 mL.

0,098 g Na1 L NaCl ×1 mol Na23 g Na×1 mol NaCl1 mol Na×58,45g NaCl1 mol NaCl=0,25 g.L-1 de NaCl

100 mL NaCl × 0,25g

Relacionados

  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas