Detertmina O Da Massa Molar Do Magnesio

1607 palavras 7 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Tecnologia e Ciências
Instituto de Química
Departamento de Química Geral e Inorgânica
Química: Licenciatura Plena
Química Geral Experimental I
Relatório: prática n° 7
Massa molar do Magnésio
Data da prática: 03/05/2010
Alunos: Bruno Santana e Fernanda Elmas
Professora: Joana Mara T. Santos
- Sumário –
I) Introdução
3
II) Material Utilizado
3
III) Procedimento
4
IV) Resultados
5
IV.1) Primeira Parte
5
IV.2) Segunda Parte
5
IV.3) Terceira Parte
6
V) Discussão
6
V.1) Primeira Parte
6
V.2) Segunda Parte
6
V.3) Terceira Parte
7
VI) Conclusão
7
VII) Referências Bibliográficas
7

I) Introdução:
Cada elemento presente na natureza apresenta-se em diversas formas de isótopos que possuem massas atômicas diferentes. Como essa variedade de massas corresponde a um tipo de elemento, torna-se necessário realizar uma escolha sobre qual isótopo estará presente na tabela periódica. Para tal, são realizados cálculos que relacionam o tipo de isótopo presente com a sua abundância na natureza e o resultado obtido torna-se elemento referência na tabela periódica.
No caso do Magnésio, por exemplo, a composição de uma amostra ² é 78,99% de magnésio – 24 (com massa atômica 3,983 x 10 ⁻ ²³ g), 10,00% de magnésio – 25 (4,149 x 10 ⁻²³ g) e 11,01 % de magnésio – 26 (4,315 x 10 ⁻²³ g). A massa molar presente na tabela periódica é de 24,31, pois calculando a massa média de magnésio em uma amostra natural, esse será o valor encontrado. Experimentalmente, obtém-se um valor próximo a este, pois deve-se considerar os possíveis erros em um laboratório.
A determinação da massa molar do magnésio também pode ser feita a partir de uma reação química, onde se tenha conhecimento da quantidade de algum dos elementos envolvidos na reação, ou se souber a que condições foi submetida a reação. No experimento a seguir, por exemplo, foi realizada uma reação química entre uma fita de magnésio e ácido clorídrico; a partir de dados coletados no laboratório sobre

Relacionados