Determinação espectofotogramétrica do produto de solubilidade do tartarato de cobre

418 palavras 2 páginas
G. L.

DETERMINAÇÃO ESPECTOFOTOGRAMÉTRICA DO PRODUTO DE SOLUBILIDADE DO TARTARATO DE COBRE

Relatório referente à aula prática da disciplina de Química Analítica do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Orientador: Prof. Ana Lucia R. Mercê.

CURITIBA
10/11/2011

1. INTRODUÇÃO Espectrofotometria é um dos métodos mais utilizados em análises qualitativas e quantitativas. Os métodos espectrofotométricos são baseados na interação de uma substância química com energia radiante. A Absorbância antigamente era chamada de densidade ótica e extinção; é o logaritmo do inverso da transmitância. A Transmitância significa a relação entre o fluxo de radiação transmitido pela substância-problema e o fluxo de radiação incidente, geralmente utiliza-se esse valor expresso em porcentagem.

2. OBJETIVOS Construir uma curva analítica, a partir da qual conseguiremos determinar a concentração de cobre em uma amóstra saturada.

3. MATERIAIS
 Equipamento de proteção individual
 Balão Volumétrico
 Tubo de ensaio
 Pipeta Volumétrica
 Bureta
 Pisseta contendo água destilada
 Balança Analítica
 Tartaráto de Cobre(II) sólido
 Solução saturada(0,10 a 0,15g em 10ml de água)
 Solução Estoque de CuSO4.5H2O (5,00 x 10-² mol/L) 4. DESENVOLVIMENTO

Deveriamos preparar 6 soluções contendo diferentes concentrações de Tartaráto de Cobre(II), o valor das concentrações foi dado e a partir deles calculamos a massa em gramas que deveriamos adicionar.
Mol/L= m(g)/(MMxV)

Tabela 1. Valores da massa de Tartarato de Cobre(II) contido em cada frasco. Adicionamos água destilada até completar a marca da vidraria e agitamos até solubilizar. Medimos a Absorbância das 5 amostras e 1 contendo uma solução com amostra saturada. A partir do conceito que Absorbância + Transmitância = 1, encontramos os seguintes valores:

Tabela 2.

Relacionados