Determinação do coeficiente de partição ólei-água do ácido acetilsalicilíco

1137 palavras 5 páginas
COLA DE CASEÍNA

QUEIROZ, F. A. 201006055

RESUMO
O experimento consiste principalmente no preparo de uma cola que utiliza leite como matéria-prima, ou seja, à base de proteínas de leite de vaca, observando suas propriedades, características e seu grande poder de adesão em aplicações consideradas não especiais, como para colar papéis ou peças de madeira na construção de pequenos objetos domésticos. A mesma foi preparada com sucesso em laboratório a partir de um processo consideravelmente simples, através de bicarbonato de sódio, leite desnatado e limão.

.Palavras-chave: aminoácidos; bicarbonato de sódio; leite; limão; proteínas.

INTRODUÇÃO
Para Gonsalves (1988), as proteínas são sensíveis a variações de pH e de temperatura. Quando se aquece leite de vaca na presença de um ácido, as proteínas do leite coagulam, formando grumos. As moléculas de caseína atraem-se mutuamente e formam os tais grumos, que precipitam. Depois, o excesso de ácido é neutralizado por ação de uma base, como bicarbonato de sódio, com libertação de dióxido de carbono, como se pode observar abaixo:
CH3CO2H + NaHCO3 → CH3CO2Na + CO2↑ + H2O
Segundo Gonsalves (1988), a caseína é a proteína do leite e é constituída por carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto, enxofre e fósforo. O

leite de vaca é constituído em 3% por caseína.
Gonsalves (1988) expõe ainda que na indústria, a caseína não é só utilizada no ramo alimentício, mas também na produção de tintas, papel e cosméticos.
Behmer (1984) expõe que atualmente, uma grande variedade de colas é produzida industrialmente a partir de substâncias sintéticas, com a finalidade de se obter propriedades adequadas aos novos materiais, como polímeros, cerâmicas especiais e novas ligas metálicas. Algumas das colas produzidas pela indústria moderna apresentam alto poder de adesão combinado a uma apreciável resistência a temperaturas elevadas, enquanto outras mantêm uma considerável flexibilidade mesmo depois de curadas.
Usberco (2002)

Relacionados