DETERMINAÇÃO DE UMIDADE MÉTODO DE CASAGRANDE

648 palavras 3 páginas
MÉTODO DE CASAGRANDE
INTRODUÇÃO
O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Análise da Faculdade univertix. No dia 22 de maio de 2015 Na Cidade De Matipó Pela turma do 7 Período Instruídos Pelo Prof. Mateus zarirate de Miranda foi coletado uma amostra de terra úmida de um aterro no campo no próprio espaço da faculdade levando essa amostra ate o laboratório sendo uma amostra com menos impureza e resíduos solido como material orgânico raízes entre outros a partir dessa coleta foi retirada uma pequena amostra para o teste Realizado No aparelho de casa Grande Com Objetivo de Determinar o teor de Humidade Do Solo.
PROCEDIMENTOS
Os materiais utilizados são: Estufa para determinar o valor da massa seca em estufa; Aparelho de Casagrande com características e dimensões padronizadas; Espátula de metal flexível; Cinzéis com características e dimensões padronizadas; capsulas de alumínio e balança.
É feito o Quarteamento que é realizada a separação dos solos aleatoriamente sem interferência, a fim de que se tenha uma amostra uniforme e representativa num todo. Logo após a quebra de torrões formando partículas finas.
Para determinar o limite de liquidez por este método, primeiramente foi calibrado o aparelho de Casagrande, usou-se o calibrador do aparelho, de 1cm de espessura, para verificar a altura do ponto mais elevado à base da concha. Pegamos o solo seco foi acrescentado água até formar uma pasta, transferiu-se, com uma espátula, parte da amostra para a concha do aparelho de Casagrande e se alisou a superfície, de forma a se obter uma camada com espessura de 10 mm na seção mais profunda; fez-se uma ranhura ao longo do plano de simetria da concha, utilizando-se o cinzel de Casagrande, que foi mantido normal à concha no ponto de contato durante o movimento, depois, a concha foi colocada no aparelho, evitando-se choques; a manivela foi girada e foram contados os golpes necessários para que as duas bordas inferiores da ranhura se unissem, e obtivemos os seguintes

Relacionados

  • AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE UM PAVIMENTO COM BASE NO GRAU DE COMPACTAÇÃO DO SUBLEITO
    7541 palavras | 31 páginas