DETERMINAÇÃO DE DEMANDA BIOQUÍMICADE OXIGÊNIO PARA TEORES ≤ 5 mg.L-1 O2

3111 palavras 13 páginas
DETERMINAÇÃO DE DEMANDA BIOQUÍMICADE OXIGÊNIO PARA TEORES ≤ 5 mg.L-1 O2

Resumo
A metodologia usada para a determinação da demanda bioquímica de oxigênio em cinco dias(DBO5), como descrita no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater-1999, somente pode ser empregado quando a concentração for maior do que 5 mg L-1 O2. Principalmente quando relacionada às águas de rios, algumas normas ambientais (comopor exemplo a Legislação CONAMA) estabelecem limites para DBO5 menor do que5 mg L-1 O2.
Neste método, a quantidade de oxigênio dissolvida é importante e adaptações na metodologia de referência como volume de amostra e diluições foram otimizadas.
Palavras-chave: DBO5, método analítico, águas de rio
Introdução
Há décadas, o planeta Terra vem demonstrando fortes sinais de transição, como se a natureza estivesse acordando o homem para um novo sentido de vida. E tudo ocorre tão rapidamente, que as mudanças geram novos paradigmas, determinam novos comportamentos e exigem novos caminhos na gestão de recursos naturais. No caso da gestão de recursos hídricos, a escassez, o uso inadequado e a crescente demanda estão prenunciando a questão da água como um dos mais graves problemas da humanidade no século XXI, se não for adotado um novo jeito de lidar com o meio ambiente, agora, antes que seja tarde (1,2).A partir do final da década de 50, o mundo despertou para os problemas ambientais. Através de movimentos ambientalistas, começou-se a exigência de empreendimentos que protegessem o meio ambiente, como a identificação de impactos ambientais, efeitos ambientais negativos, alternativas de ação e a definição quanto a possíveis comprometimentos dos recursos ambientais (3).
Concomitante aos movimentos ambientalistas, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou planos e programas como forma de integrar as políticas ambientais (4).No Brasil, órgãos como CETESB, CONAMA e FEEMA, entre outros, são os responsáveis pela qualidade do meio ambiente,

Relacionados