Determinação de alguns parâmetros de qualidade da água por spot test em papel microflúidico

2260 palavras 10 páginas
Grupo de Pesquisas em Química Analítica e Educação

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

DETERMINAÇÃO DE ALGUNS PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA POR SPOT TEST EM PAPEL MICROFLÚIDICO

Departamento de Química Analítica
Instituto de Química – UNICAMP
Janeiro/2013
1)
Resumo
2) 1)
Para diversos procedimentos analíticos, papel vem sendo utilizado como suporte reacional e, nesta trabalho, foi associado com a realização de reação tipo spot test. Neste caso, a formação de um produto colorido sobre papel, dentro de certas condições otimizadas, permite estabelecer relações quantitativas entre a intensidade de coloração desse produto e a concentração do analito. No cenário atual, surge o desenvolvimento de novas tecnologias com a utilização do papel para a elaboração de sistemas microfluídicos, o que vem ganhando destaque devido às suas propriedades físicas, químicas e biológicas, além do baixo custo e da facilidade de aquisição.
Neste trabalho, foi estudada a adequação de reações de spot test em papel microfluídico, a fim de elaborar procedimentos simples e de baixo custo para análise semiquantitativa de íons Fe (II) em águas e Al (III) em solos. Inicialmente, amostras sintéticas, contendo os analitos de interesse foram utilizadas para a seleção das faixas de concentração a serem estudadas por diferenciação visual e construção da escala de cores para as faixas de concentrações. Para avaliar a aplicabilidade dos procedimentos desenvolvidos, foram utilizadas amostras de solos.

2) 3) 3) Introdução
Spot tests são procedimentos analíticos simples, rápidos, de baixo custo e baixo limite de detecção (TUBINO et al., 1997), o que torna interessante sua aplicação para análises com uso de pequena quantidade de amostra e que requerem baixos limites de detecção. Outras características como sua simplicidade e portabilidade, torna spot test versáteis e interessantes para aplicação em campo.
Para obter resultados

Relacionados

  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas
  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas