DETERMINAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕS DE H2SO4 ATRAVÉS DA QUEIMA DO ENXOFRE

1537 palavras 7 páginas
DETERMINAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕS DE H2SO4 ATRAVÉS DA QUEIMA DO ENXOFRE

RESUMO
A interação da forma tóxica do enxofre (SO2) com a água resulta em ácido sulfúrico. Um meio de estudar o enxofre e essa interação é fazendo a titulação de uma mistura deste com agua ( H2O) e o NaOH. A primeira parte do experimento consistiu na queima do enxofre em um franco para cada reagente. A mistura gás-líquidoé homogeneizar e pode observar as mudanças no interior do frasco como a aparição de nevoa branca, resultante da queima do enxofre. O próximo foi fazer a titulação da mistura podemos encontrar a concentração inicial da substância. O volume medido de NaOH gasto na titulação das amostras feito em triplicata foram 0,20mL, 0,10mL e 0,15mL, resultando em uma concentração média de H2SO4 de 0,0180(mol/L-1). O mesmo procedimento foi feito para as amostras contendo o produto da queima do enxofre com NaOH, foi verificado o volume final de HCL, sendo 22,1mL 21,7mL e 21,6mL, sendo a média da concentração das amostras de H2SO4 é 0,064(mol/L-1).

PALAVRAS CHAVE Queima do enxofre, Titulação do enxofre

INTRODUÇÃO
O Enxofre é classificado como um não-metal insípido e inodoro. Ele é encontrado na natureza em forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura nas regiões vulcânicas.
No ciclo deste elemento ocorre a interação com a água, como será representado no experimento. A interação da forma tóxica do enxofre (SO2) com a água resulta em ácido sulfúrico e isso não ocorre apenas nos corpos líquidos, mas principalmente na atmosfera, assim ocorre a precipitação sob a forma de chuva ácida, provocando a corrosão de construções e metais e causando sérios danos à natureza, é prejudicial principalmente em ecossistemas de águas alcalinas como riachos e lagos, e solos naturalmente ácidos que não dispõem de algum tampão para compensar essa acidez. Fenômenos naturais, como a atividade vulcânica e a decomposição de plantas, liberam

Relacionados