DETERMINAÇÃO DA VAZÃO NO VERTEDOR TRIANGULAR E DETERMINAÇÃO DA VAZÃO NO VERTEDOR DE PAREDE ESPESSA

826 palavras 4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DETERMINAÇÃO DA VAZÃO NO VERTEDOR TRIANGULAR
E
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO NO VERTEDOR DE PAREDE ESPESSA

Goiânia-GO
2014
1 INTRODUÇÃO

Segundo Azevedo Netto (1998), os vertedores são orifícios sem a borda superior, podendo ser simplesmente definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. Podem ser chamados de vertedores também qualquer obstáculo à passagem da corrente e os extravasores das represas. Esses dispositivos são utilizados na medição da vazão de pequenos cursos de água e condutores livres, assim como no controle do escoamento em galerias e canais.
Ainda segundo Azevedo Netto (1998), os vertedores podem ser classificados de diversas maneiras, levando se em consideração sua forma, a altura relativa da soleira, a natureza da parede e a largura relativa (contrações).

2 OBJETIVOS

O objetivo dessa experiência é determinar a vazão no vertedor triangular e de parede espessa, e determinar as vazões nos tubos diafragmas correspondentes, comparando os resultados.

3 PROCEDIMENTOS
3.1 Materiais para a experiência

Neste experimento utilizaram-se os seguintes materiais:
a) Tubo Diafragma;
b) Quadro de pressões – manômetro;
c) Vertedor triangular;
d) Vertedor de parede espessa
e) Água;
f) Régua metálica;
g) Módulo experimental de hidráulica.

3.2 Dados

a) Diâmetro do tubo = 7,80 cm;
b) Valor de m = 0,45;
c) Valor de K = 0,676;
d) dHg = 13,6;
e) g = 9,81 m/s2;
f) γ da água = 9,81 kN/m3.

3.2 Métodos
3.2.1 Vertedor Triangular

Quando a bomba é ligada o fluxo de água passa pelo vertedouro, gerando uma altura H que é a altura da superfície da água até a parte de baixo da abertura do vertedouro. Essa altura é medida com uma régua. Então com o auxílio do manômetro faz-se a leitura das alturas 1 e 2 causadas pela água, fazendo a medida do ΔL, que é a diferença dessas alturas. Depois se inicia os cálculos, primeiramente, com a fórmula da

Relacionados