DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ÁCIDO LÁTICO NO LEITE

1159 palavras 5 páginas
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO:
DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ÁCIDO LÁTICO NO LEITE

Introdução
O seguinte relatório tem como objetivo discutir e apresentar os resultados do experimento realizado no laboratório de química analítica experimental. A prática consistia em determinar a porcentagem de ácido lático presente em determinado leite. Nessa técnica, o hidróxido de sódio neutraliza o ácido lático existente no leite e a fenolftaleína acusa o fim da reação. Para tal procedimento utilizamos a titulação de neutralização ácido- base. Quando todo o ácido era neutralizado a solução ficava rósea e indicava o fim da reação. Baseado nos dados retirados do experimento realizamos os cálculos.

Fundamentação teórica:
O leite é um alimento de alto valor nutritivo, uma vez que apresenta uma composição rica em nutrientes como, proteína, lipídeos, carboidratos, minerais e vitaminas. Por isso é muito importante na alimentação humana, além de ser um excelente meio de cultura para vários grupos de micro-organismos desejáveis ou indesejáveis (Souza et al., 1995). O leite recém-ordenhado apresenta-se ligeiramente ácido, com pH variando na faixa de 6,6 – 6,7. Entretanto, quando o leite é obtido sob condições inadequadas de higiene e refrigeração, há um aumento de ácidos orgânicos em sua composição, sobretudo ácidos láticos que são produzidos pela fermentação da lactose por micro-organismos. Nesse caso tem-se a acidez adquirida do leite, que em conjunto com a acidez natural. Resultam na acidez real do leite.
O teste de acidez é de grande importância no controle dos processos, durante a elaboração de vários produtos lácteos. Existem diferentes métodos que são empregados para avaliar a acidez do leite, entretanto todos eles envolvem a titulação de uma amostra de leite com hidróxido de sódio com normalidade conhecida.
O método mais comum de determinação de acidez consiste em titular uma amostra de leite com uma solução de hidróxido

Relacionados