DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ETANOL NA GASOLINA E CALCULO DA DENSIDADE DA GASOLINA

1232 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS www.unifeb.edu.br ENGENHARIA MECÂNICA, QUIMICA E DE PRODUÇÃO

DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ETANOL NA GASOLINA E CALCULO DA DENSIDADE DA GASOLINA

Disciplina: Química Experimental
Professor: André Guedes
Data da Experiência: 13/09/2013 Data da Entrega: 20/09/2013

Nome
R.A.
Nota

BARRETOS, 2°Semestre/2013

1) OBJETIVO
Determinar a porcentagem de etanol na gasolina, compara com a porcentagem autorizada pela A.N.P( Agencia Nacional do Petróleo) e com os valores obtidos com os outros colegas, para identificar as variações de resultados, e obter a densidade da gasolina.
2) INTRODUÇÃO
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro á gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo(monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogênico (bifásico). Quando a gasolina ( que contém álcool) é misturada á água, o álcool é extraído pela água e o sistema continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isso é, aqui aplica-se o dito “semelhantes dissolve semelhante”: substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares, se dissolvem melhor em solventes apolares.
3) MATERIAIS E METODOS
3.1) Matérias Utilizados:
l) Béquer
Vidraria graduada de baixa

Relacionados

  • Probabilidade E Estatistica Quantificando A Incerteza
    165192 palavras | 661 páginas