DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DE INDICADORES POR ESPECTROFOTOMETRIA

1347 palavras 6 páginas
DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DE INDICADORES POR ESPECTROFOTOMETRIA

Físico-Química Experimental A

INTRODUÇÃO

Indicadores ácido – base são substâncias que mudam de cor dependendo do pH da solução na qual estão dissolvidas. Geralmente são bases ou ácidos orgânicos fracos que se dissociam em meio aquoso, onde através de uma reação de equilíbrio entre a forma complexada e a forma livre do indicador causam as mudanças de cores que ocorrem no espectro de onda visível, portanto são visíveis a olho nu. Esses indicadores podem ser empregados em medidas espectrofotométricas quando se deseja saber a concentração de um componente presente na solução e também são usados na determinação da sua constante de dissociação (pK).

RESUMO

O experimento envolve a determinação da constante de dissociação do indicador vermelho de metila por espectrometria UV-VIS, tomando como referência o comprimento de onda de 400 a 600 nm e medindo as absorbâncias nesta região em soluções com valores variados de pH. Pela equação de Hendersen Hassenbach pode-se determinar o valor do pK do indicador, outra maneira foi pelo método do gráfico, onde o pK é o valor do coeficiente linear da reta. O valor do pK obtido, tanto pela equação como pelo gráfico, do indicador em análise foi muito próximo do valor encontrado na literatura, indicando assim que o procedimento experimental está isento de erros.

PARTE EXPERIMENTAL

Material utilizado: buretas, pipetas volumétricas e graduadas, béqueres, indicador vermelho de metila, tubos de ensaio médios, fosfato de sódio 0,2 mol L-1 (Na2HPO4.x H2O), ácido cítrico 0,1 mol L-1 (acido 2, hidroxi 1,2,3 propano tricarboxílico; pKa’s= 3,15; 4,77, 6,44), soluções tampão (pH 4,0 e 7,0) para calibrar o pHmetro, solução de vermelho de metila diluído, soluções dos indicadores conforme Tabela 3.

Parte 1.

Relacionados