determinação da agua na pasta de consintencia normal

492 palavras 2 páginas
UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

FELIPE SHIGUEHARU ENOMOTO

RELATÓRIO DE ENSAIO TÉCNICO N° 02: CIMENTO PORTLAND - DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DA PASTA NORMAL (NB 43:2002)

Belém-pa
2014
UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

PROFESSOR: José Zacarias Rodrigues da Silva Junior
CURSO: Engenharia Civil
DISCIPLINA: Tópicos De Ciências Dos Materiais E Materiais De Construção I
SUB-TURMA: 3ENN1
05 de Fevereiro de 2014
DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DA PASTA NORMAL (NB 43:2002)

1 - INTRODUÇÃO
Pasta de Consistência Normal: É a pasta na qual utilizamos o aparelho de Vicat, com a sonda de Tetmajer que penetra na pasta até estacionar a uma distância entre 1mm à 6mm da base metálica.
A pasta de cimento é uma mistura de cimento mais água e é utilizada principalmente para vedação de vazamentos ou obstrução de trincas e fissuras em peças de concreto danificadas. A consistência está relacionada ao teor de umidade, dessa forma o ensaio sobre a consistência da pasta de cimento é feito para verificar a quantidade de água que deve ser colocada em uma determinada quantidade de cimento, ou seja, determinar o fator água/cimento, para que a pasta formada esteja dentro das normas da ABNT que regem esse assunto.

2 - OBJETIVO
Determinar o fator água:cimento (f a/c) necessário para se determinar o tempo de pega do cimento

3 - EQUIPAMENTOS - Balança com precisão 0,1g. - Argamassadeira mecânica. - Espátula metálica. - Espátula de borracha. - Béquer. - Molde troncocônico. - Placa de vidro ou acrílico. - Aparelho de Vicat, com sonda de Tetmajer e agulha de Vicat.
4 – ENSAIOS
Na execução deste ensaio utilizou-se Cimento Portland, ao qual pesou-se 400g e colocou-se num recipiente metálico, dispondo-o em forma de coroa. Em seguida, lançou-se a água contida no copo de becker no interior da cratera formada e misturou-se com uma espátula durante 1 min e amassou-se a pasta durante 5min para sua

Relacionados