Determinantes socioculturais e históricos das práticas populares de prevenção e cura de doenças de um grupo culturais

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
-------------------------------------------------
TÍTULO DO ARTIGO:
Determinantes Socioculturais e Históricos das Práticas Populares de Prevenção e Cura de Doenças de um Grupo Culturais

-------------------------------------------------
AUTOR (ES):
Irene Kreutz, Maria Aparecida Munhoz Gaiv, Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo.

-------------------------------------------------REVISTA; ANO; Nº; PÁGS:
Revista Texto Contexto - Enfermagem./ Ano 2006 /  v.15 n.1 

-------------------------------------------------
OBJETIVO(S):
Trata-se de um estudo qualitativo que adotou como referencial teórico-metodológico a antropologia e a etnografia. Apresenta as experiências vivenciadas por mulheres de uma comunidade no processo saúde-doença, com o objetivo de compreender osdeterminantes sócioculturais e históricos das práticas de prevenção e cura adotadas pelo grupo cultural por meio de entrevista semiestruturada.

-------------------------------------------------
RESUMO:
O presente artigo procura apontar o enfermeiro no desenvolvimento de sua prática profissional, onde muitas vezes tem se estabelecido uma relação de superioridade com o paciente, causando umdistanciamento entre ambos, devido a uma falta de diálogo cultural, provocando somente a satisfação do profissional, e não a do cliente. Por isso é importante que cada profissional reconheça e identifique as implicações dos fatores sócio-culturais no processo saúde-doença, procurando ampliar o foco do cuidado para além da dimensão biológica do indivíduo, possibilitando a melhoria da qualidade no cuidado aooutro, levando em conta as suas singularidades e particularidades.
Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, adotando o método etnográfico. E teve como objetivo compreender os determinantes sócio-culturais e históricos das práticas de prevenção e cura adotadas pelo grupo cultural. Participaram como colaboradoras da pesquisa oito mulheres que possuem presenças marcantes na comunidade nasquestões de saúde-doença as quais são consultadas pelos moradores nessas ocasiões. Foi realizada à coleta dos dados por meio de entrevista semi-estruturada com cada colaboradora mediante encontros formais, respeitando a sua preferência.
Procurando esquecer as próprias concepções e conceitos sobre os cuidados relativos ao processo saúde-doença, foi adotada durante as entrevistas uma postura deabandono de juízo de valor, buscando junto aos sujeitos sua visão de mundo, seus conceitos, afirmações e explicações de suas práticas. Pela entrevista foi possível identificar os temas centrais abordados pelas mulheres, suas relações às práticas referentes no processo saúde-doença, buscando a lógica que as orienta, procurando compreender como se deu esse conhecimento e, assim fazer a inter-relação como contexto cultural e histórico-social.
Este trabalho evidenciou a necessidade de mudanças na postura dos profissionais de saúde e, como forma de se estabelecer maior aproximação com o cliente o profissional deve priorizar para que as crenças e valores da população sejam respeitados e considerados como fonte de aprendizado mútuo na vivencia e integração do conhecimento técnico-profissional com opopular.
A pesquisa mostrou que, os moradores da comunidade pesquisada obedecem a uma “hierarquia de recursos”, adotando quase sempre, recursos que lhes são mais próximos e mais congruentes com a sua ideia do que seja o processo saúde-doença. Essas práticas podem ou não associar recursos da medicina oficial, geralmente por meio da auto-medicação.
A procura por profissionais da saúde ocorreem geral em última necessidade, e não representa o abandono da terapêutica adotada até então. Ou seja, o uso de plantas ou rituais, não contradizem nem se conflitam com as práticas da medicina oficial, sendo que na maioria dos casos todas as práticas são encaradas como complementares. Reconhece na medicina popular um poder limitado de resolução e, embora não depositem total confiança na medicina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Práticas populares de cura
  • Histórico do Determinante
  • Doenças e Curas
  • Controle, prevenção e Cura
  • Prevenção de doenças
  • Prevenção de doenças
  • Técnicas populares de cura
  • Doenças Culturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!