Determinacao do plasmolise de incipiente usando batata

2245 palavras 9 páginas
1. Introdução As células vegetais atingem um equilíbrio do potencial com o meio externo absorvendo água. O movimento de água pelas membranas depende de um gradiente de energia livre, que é normalmente medido como uma diferença de potencial da água (Taiz e Zeiger, 2004). O potencial da água (ψ) depende do potencial osmótico ou potencial de solutos (π) e do potencial de pressão ou pressão (P) (Raven et al., 2001).
Se o interior possuir uma concentração de solutos maior (ψs mais negativo) que o exterior então a água entra para a célula, por osmose. Sendo a parede da célula relativamente rígida (só permite variações de volume dentro de certos limites), a célula tende a resistir ao aumento de volume do protoplasto e à pressão que esse aumento de volume exerce sobre ela. Isto quer dizer que o potencial de pressão ou de turgescência aumenta para contrabalançar o efeito do potencial osmótico (Ferreira; 1992).
A entrada de água para a célula provoca um certo aumento de volume dependendo do grau de elasticidade da parede. No caso limite de o meio exterior ser a água pura, o equilíbrio ocorrerá quando o potencial hídrico dentro da célula for igual ao potencial hídrico no exterior, isto é, for igual a zero. Nestas circunstâncias, ψs = - ψp e a célula terá atingido o volume máximo permitido (volume relativo 100). Nessa altura, a célula atingiu a sua turgidez máxima (Chicago Wilderness Journal, 2003). Se esta célula for colocada num meio hipertónico, ou deixada a secar ao ar, ela perderá água. Em consequência dessa perda, o potencial de pressão (turgidez) diminui rapidamente, sendo acompanhado por uma ligeira diminuição do ψs e por uma redução do volume da célula. A certa altura, o protoplasto deixará de fazer pressão sobre a parede e nesse momento ψp = 0 e o ψ = ψs. Diz-se que foi atingido o ponto de plasmólise incipiente (Peixoto, 2011).
Plasmólise é um fenómeno que acontece quando a célula vegetal é submersa a um meio hipertónico, que provocará a liberação de água do

Relacionados

  • Determinação da plasmólise incipiente pelo método de gradiente de densidade. Crimildo Utui - Mocambique - Biologia Aplicada UEM
    2252 palavras | 10 páginas
  • botanica
    39024 palavras | 157 páginas
  • 04 BotanicaGeraleComparadaII
    26710 palavras | 107 páginas
  • tecnologia de alimentos
    74714 palavras | 299 páginas