Determina O Sensitiza O Inox Austeniticos

2926 palavras 12 páginas
DETERMINAÇÃO DO GRAU DE SENSITIZAÇÃO DE AÇOS INOXIDÁVEIS
AUSTENÍTICOS PELO MÉTODO DL-EPR.
Silvio Tado Zanetic*
Neusa Alonso-Falleiros**
Resumo
O fenômeno da sensitização sujeita os aços inoxidáveis austeníticos a um dos tipos mais danosos de corrosão, a corrosão intergranular.
Consiste na precipitação dos carbonetos nos contornos de grão e no empobrecimento em cromo da região vizinha, depois do material ter sido tratado termicamente ou aquecidos para trabalho a quente ou para soldagem numa certa faixa de temperatura entre 4000C e 8500C e quando o aço for aquecido dentro dessa faixa ainda que por um tempo muito curto.
Este trabalho tem por objetivo utilizar a técnica eletroquímica de reativação potenciocinética DLEPR (double loop eletrochemical potenciokinetic ractivation method), para determinar o grau de sensitização dos aços inoxidáveis austeníticos.
Palavras-Chave: aços inoxidáveis austeníticos – sensitização – métodos eletroquímicos.
Introdução
A corrosão intergranular nos aços inoxidáveis é geralmente resultado da sensitização, termo usualmente empregado para descrever tratamentos térmicos que tornam, ou podem tornar uma liga susceptível à corrosão intergranular. [1].
O mecanismo mais aceito para explicar a sensitização dos aços inoxidáveis se baseia na precipitação de carbonetos ricos em cromo nos contornos de grão. O crescimento destes carbonetos faz surgir nas suas adjacências uma zona empobrecida em cromo. Quando estes permanecem por um determinado tempo na faixa de 5500C a 8500C ficam susceptível ao ataque preferencial num meio corrosivo (oxidante). [2]
A sensitização pode resultar de tratamentos térmicos, soldagem, resfriamento lento

através da faixa de temperatura de sensitização ou de condições de trabalho nesta faixa.
É uma prática comum a utilização de ensaios de laboratório para averiguar a integridade do material após a realização de processos de fabricação que envolvem aquecimento do material para garantir a qualidade dos elementos de
construção

Relacionados