Determina O Gravim Trica De N Quel Em A O

1020 palavras 5 páginas
Determinação Gravimétrica de Níquel em Aço

Resumo:

O objetivo do experimento é determinar, a partir de uma amostra de aço inoxidável, a concentração de Níquel neste aço. Para tanto serão utilizados métodos como a técnica de Precipitação em Solução Homogênea e o mascaramento do ferro que são vitais para reduzir os efeitos da co-precipitação e para o níquel precipitar sem a presença do ferro no precipitado, também será repetido o procedimento de aquecimento e dessecação inúmeras vezes. Assim será obtida uma leitura mais exata da massa total de níquel após a filtragem.

Introdução:

O objetivo do experimento é determinar, a partir de uma amostra de aço inoxidável, a concentração de Níquel neste aço. Para tal, utilizaremos a técnica da gravimetria por precipitação, que consiste em determinar a massa do elemento em questão através da pesagem de um precipitado com massa molar conhecida, para que possamos obter estequiometricamente a massa desejada.
No entanto, o aço é uma liga metálica e, para realizarmos a pesagem do níquel devemos, primeiramente, separá-lo por precipitação, o que requer um procedimento extremamente cuidadoso para obter o resultado mais exato possível, considerando que apenas faremos uma replicata.
Utilizaremos a técnica de Precipitação em Solução Homogênea (PSH). Ela consiste na geração de um agente precipitante na própria solução, em vez de adicioná-lo diretamente a ela. Assim, o agente formado precipitará lenta e homogeneamente no nosso sólido desejado, na presença de calor. As vantagens principais dessa técnica são a formação de um sólido denso e prontamente filtrado e a redução ao mínimo dos efeitos da co-precipitação (adsorção na superfície de partículas ou oclusão de substâncias estranhas na formação do cristal). (2)

O ferro será precipitado na forma do complexo níquel-dimetilglioxima, um composto de massa molar 288,92g.mol-1, o que acarreta um precipitado muito volumoso. Isso limita a massa de amostra que pode ser manipulada e nos faz

Relacionados