Determina o da Renda e do Produto Naci hellip

1336 palavras 6 páginas
Determinação da Renda e do Produto Nacional
O Lado monetário – Cap 11
Moeda: instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as relações econômicas e para pagamentos de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei e essa tem por característica o curso forçado, hoje não sendo mais lastreada a nenhum metal preciso.
Moeda fiduciária: Não tem outro referente a ela nos bancos.
Moeda laureada: tem ouro no banco referente a ela nos bancos.
Cunhagem: marcar a moeda de acordo como que ela vale.
Papel-moeda: teve origem na moeda-papel [pessoas que possuíam ouro, por questão de segurança guardavam seu outro em casas especializadas e emitiam um certificado de que o dinheiro estava lá].
Possuíam lastro: Ou seja, o dinheiro que era dito que tinha em certificado tinha nas casas especializadas, mas com o tempo o lastro se tornou menor que 100%%, porque os ourives perceberam que permanecia em sua firma um determinado montante que não era utilizado, passou a emitir moeda-papel em proveito próprio, sem nenhum lastro.
Notas e recibos: Emitidos pelos bancos comerciais privados, esses passaram a circular como moeda. [alguns desses bancos receberam o poder de monopólio da emissão de notas, sendo a origem de muitos bancos centrais].

1. FUNÇÕES DA MOEDA:
MEIO DE TROCAS: tem aceitação geral, intermédia o fluxo de bens, serviços e fatores de produção econômica.
DENOMINADOR COMUM: Possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico.
RESERVA DE VALOR: A posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Pode ser acumulada, para isso, ela deve ter uma estabilidade diante os preços. Sendo que a inflação corroí o poder de compra da moeda, e a deflação a valoriza.
2. TIPOS DE MOEDA:
METALICAS: Emitidas pelo Banco Central, pequena parcela de oferta monetária, que visa facilitar operações de pequeno valor. [troco]
PAPEL-MOEDA: Emitidas pelo Banco Central, representa parcela significativa

Relacionados