Determinaçao de Cinzas

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015
Cinzas Via Seca








Cinzas por Via Seca

Cinzas de um alimento é os resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, que é transformada em CO2, H2O eNo2. A cinza é constituída principalmente de grande quantidades de K, Na, Ca e Mg, pequenas quantidades de Al, Fe, Cu, Mn e Zn e traços de Ar, I, F e outros elementos. A cinza obtida não temnecessariamente a mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra. Os elementos mineraisse apresentam na cinza sob a forma de óxidos, sulfatos, fosfatos, silicatos e cloretos, dependendo das condições de incineração e da composição do alimento. Algumas mudanças podem ocorrer como atransformação de oxalatos de cálcio em carbonatos, ou até em óxidos.
A prática teve como objetivo determinar a quantidade de cinzas (resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica,entre 550 – 570ºC) do queijo minas. Pesou-se uma quantidade da determinada amostra (queijo) num cadinho de porcelana , o qual foi previamente incinerado, esfriado e tarado, e a quantidade de amostrapessada foi de 100 mg,
Em seguida levou o cadinho para realizar a carbonização que pode ser feito pelo bico de Bunsen ou placa aquecedora e deixar por um tempo que ate toda a fumaça tenha sidoeliminada, depois colocou-se o cadinho na mufla (equipamento utilizado para incinerar a matéria orgânica da amostra, uma espécie de forno que alcança altas temperatura). Quando a cinza ficou pronta, isto é,não restou nenhum resíduo preto de matéria orgânica, retirou-se o conjunto da mufla, colocou-se num dessecador para resfriar e seguido pela pesagem quando atingir a temperatura ambiente. Para obter aquantidade de gramas de cinzas da amostra é feito o seguinte cálculo:
Peso do Cadinho com amostra – Peso do Cadinho Incinerado = Gramas de Cinzas
Posteriormente, para obter a quantidade por cento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DETERMINAÇÃO DE CINZAS
  • Determinação de cinzas
  • Determinação de Cinzas
  • determinação de cinzas
  • Determinaçao cinzas
  • determinação de cinzas
  • DETERMINAÇÃO DE CINZAS
  • determinação de cinzas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!