DETERMINAÇÃO PH, ALCALINIDADE E ACIDEZ DA ÁGUA

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DETERMINAÇÃO PH, ALCALINIDADE E ACIDEZ DA ÁGUA
1 - INTRODUÇÃO
As medidas de pH são de extrema utilidade, pois fornecem inúmeras informações a respeito da qualidade da água. Às águas superficiais possuem um pH entre 4 e 9. Às vezes são ligeiramente alcalinas devido à presença de carbonatos e bicarbonatos. Naturalmente, nesses casos, o pH reflete o tipo de solo por onde a água percorre. Emlagoas com grande população de algas, nos dias ensolarados, o pH pode subir muito, chegando a 9 ou até mais. Isso porque as algas, ao realizarem fotossíntese, retiram muito gás carbônico, que é a principal fonte natural de acidez da água. Geralmente um pH muito ácido ou muito alcalino está associado à presença de despejos industriais. A determinação do pH é feita através do método eletrométrico,utilizando-se para isso um peagâmetro digital.
Nos sistemas de abastecimento público de água, o pH está geralmente compreendido entre 6,5 e 9,5. De um modo geral, águas de pH baixo tendem a ser corrosivas ou agressivas a certos metais, paredes de concreto e superfícies de cimento-amianto, enquanto que águas de alto pH tendem a formar incrustações. A alcalinidade representa a capacidade que um sistemaaquoso tem de neutralizar (tamponar) ácidos a ele adicionados. Esta capacidade depende de alguns compostos, principalmente bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos. A alcalinidade é determinada através da titulação. A alcalinidade pode ser expressa das seguintes maneiras:
 Alcalinidade (Alcalinidade Hidróxida OH-) Alcalinidade de hidróxidos ou causticidade é uma componente da alcalinidade totaldevida, exclusivamente, à presença de íons OH-(hidroxila). Não se deve confundir Alcalinidade com a medida de íons H+ ou OH- livres. Estes são realizados através da determinação de pH. A Alcalinidade não é normalmente encontrada em águas naturais, podendo ser adicionada sob a forma de produtos cáusticos.
 Alcalinidade Parcial (Alcalinidade P) É determinada por titulação com ácido forte em presençade fenolftaleína (v. alcalinidade total). É geralmente composta por íons carbonato (CO32-) e bicarbonato (HCO3-), agindo como um estabilizador do valor de pH. Alcalinidades, pH e Dureza afetam a toxicidade de várias substâncias na água.
 Alcalinidade Total (Alcalinidade mol/L) A alcalinidade da água é uma medida de sua capacidade em reagir com ácidos fortes para atingir determinado valor de pH. Aalcalinidade da água natural é, tipicamente, uma combinação de íons bicarbonato (HCO3-), íons carbonato (CO32-) e hidroxilas (OH-). É determinada por titulação com ácido forte em presença de alaranjado de metila. Na água potável, a alcalinidade contribui, também, para o sabor da água.
 A determinação da alcalinidade é uma das determinações mais importantes no controle da água, estandorelacionada à coagulação, redução de dureza e prevenção de corrosão nas canalizações de ferro da rede de distribuição. Somente dois tipos de alcalinidade podem estar presentes simultaneamente numa amostra de água:
OH- + HCO3-  H2O + CO32-
A acidez é determinada pela quantidade de gás carbônico livre na água. A maioria das águas naturais e dos esgotos domésticos é tamponada por um sistema composto pordióxido de carbono, CO2, e bicarbonato, HCO3-. O ácido carbônico não é totalmente neutralizado, a não ser que o pH seja igual ou superior a 8,2, e não diminuirá o pH a valores abaixo de 4,5. Assim, a acidez devida ao CO2 está na fixa de 4,5 a 8,2, enquanto que acidez causada por ácidos minerais fortes, quase sempre devidas a esgotos industriais, ocorre geralmente a pH abaixo de 4,5. Assim como aalcalinidade, a acidez é expressa em termos de CaCO3, e é medida neutralizando-se o CO2 livre com um hidróxido , usando fenolftaleína como indicador ou através de um ábaco utilizando-se os valores de pH e alcalinidade da amostra.
2- OBJETIVOS:
Determinar o pH, alcalinidade e acidez presente na água da torneira por titulação com solução de ácido sulfúrico.
3- MATERIAL

 Pipeta volumétrica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação do pH, temperatura, acidez, alcalinidade e dureza de uma amostra de água
  • DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS QUÍMICOS ACIDEZ, ALCALINIDADE, CLORETOS E DUREZA DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
  • Determinação da alcalinidade total de uma agua
  • Determinação da Alcalinidade da Água Mineral
  • Determinação da alcalinidade da água
  • Determinação da alcalinidade em águas
  • Determinação do PH e da acidez em alimentos líquidos
  • água determinação de pH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!