determinação ll e lp

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
1- Introdução

A realização de ensaios em laboratório é feita visando a obtenção de dados sobre o solo, que possibilitem um melhor aproveitamento de suas características na realização de projetos. A análise do Limite de Liquidez (LL) e do Limite de Plasticidade (LP) é de suma importância para fins de cálculo.

2- Fundamentos teóricos

Devido à sua composição heterogênea, os solos variamseu peso específico, ou sua massa específica dos sólidos, ou seja, do grão de solo. Compostos por minerais com massas específicas distintas entre si, estes que se encontram em teores diferentes em cada solo, o ensaio de massa específica dos sólidos é regido pela NBR 6508/84.
A massa específica é definida como a relação entre o peso(massa) do elemento estudado e seu respectivo volume, assim sendotemos que:

Massa específica=

Geralmente, a massa específica (relação entre massa e volume) é expressa em g/cm³, kg/dm³, kg/m³. O peso específico, ou seja, a relação entre o peso e o volume, é expresso em kN/m³.
O valor da massa do sólido é considerado de fácil obtenção, se comparado ao volume do mesmo. O volume de um grão de solo é de uma escala consideravelmente pequena e, o cálculo dovolume analisando uma amostra de solo pode sofrer interferências devido à heterogeneidade da amostra, que pode conter outras fases além da sólida, como gases e líquidos, interferindo na veracidade dos valores.
O valor da massa específica dos sólidos é um valor que sofre pouca alteração ao longo do tempo, assim sendo, pode ser considerado constante para fins de cálculos.

3- Desenvolvimento

3.1-Equipamentos e acessórios

I - Aparelho de Casa Grande;
II – peneira n° 40;
III –cápsula de porcelana;
IV – placa de vidro;
V – cápsulas para teor de umidade;
VI –gabarito;

3.2– Procedimento paradeterminação do Limite de Liquidez (LL)

Todos os ensaios realizados tiveram como material de análise, amostras de solos retiradas após escavações realizadas no solo próximo ao galpão de laboratórios do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba.
A metodologia deste ensaio é regida pela NBR 6459/82 e pode ser resumidamente expressa nos seguintes passos:
1 –Deve-se, primeiramente, destorroar amostra de solo previamente seca ao ar;
2 – A amostra deve ser peneirada fazendo-se uso da peneira nº 40(0,42 mm);
3 – Após homogeneização da amostra, separar duas amostras do solo homogeneizado;
4- Reservar uma amostra, e pesar cerca de 100g da outra;
5- Colocar o material em uma cápsula de porcelana e acrescentar uma quantidade de água destilada. Deixar emrepouso por 24 horas para uma melhor absorção da água pelas partículas do solo;
6- Em seguida o material deve ser transferido para uma placa de vidro esmerilada, e homogeneizado por um tempo de 15 a 30 minutos;
7- Calibrar a altura de queda do Aparelho de Casa Grande, a qual deve ser de 10mm;
8- Colocar o material na concha do aparelho de Casa Grande, ocupando no máximo 2/3 do volume da mesma,comprimindo bem o solo para que não haja bolhas de ar;
9- Com o cinzel fazer uma ranhura na parte central do solo;
10-Girar a manivela do aparelho duas vezes por segundo, contando quantos golpes são necessários para o fechamento da ranhura;
11- Retirar o solo para determinação do teor de umidade;
12- Fazer a lavagem dos equipamentos utilizados e repetir o ensaio no mínimo mais quatro vezes.Emcada repetição a umidade do solo deve ser diferente e o número de golpes deve variar entre 15 e 35.

3.2– Procedimento para determinação do Limite de Plasticidade (LP)

Os procedimentos iniciais para a determinação dos Limites de Liquidez e Plasticidade são os mesmos até o procedimento 6, com uma única diferença de a amostra separada pesar 50 gramas.
7- Fazer rolar pequenas quantidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LL e LP
  • LL e LP
  • LL E LP
  • LP e LL
  • LL e LP
  • Ensaio de Determinação de Limite de Liquidez (LL) e Limite de Plasticidade (LP)
  • Relatorio LL e LP
  • Ensaio ll e lp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!