Determinação do teor de umidade

Páginas: 7 (1628 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil



Laboratório de Mecânica dos Solos – DEC 2570
Turma 01



Relatório



Determinação do teor de umidade




Equipe
Bárbara Júlia de Souza Mota






Maringá



1. OBJETIVO
O experimento realizado em laboratório teve como objetivo a determinação do teor deumidade de uma amostra de solo retirada de um Posto da polícia Rodoviária em Cidade Gaúcha-PR, a uma profundidade de aproximadamente 3 metros, sendo caracterizado por um solo argiloso. Assim, foram apresentados métodos de preparo da amostra utilizando-se da NBR 6457/1986 na qual define modos de preparação de amostras para ensaios de compactação e caracterização. Para tal determinação do teor deumidade, foram utilizados alguns procedimentos, métodos especificados por norma, como o Método da estufa, Método Expedito Speedy e o Método do fogareiro/frigideira.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O teor de umidade do solo pode ser definido como a porcentagem de água presente em uma quantidade de sólidos (no caso o grão sólido do solo), ou seja, a massa de água do solo dividido pela massa desólidos deste solo multiplicado por cem para encontrar a porcentagem referida. É representada pela seguinte equação (1):

(1)

Para a referida determinação do teor de umidade da amostra de solo argilosa foram utilizados três métodos distintos, sendo o Método da estufa e o MétodoExpedito Speedy estritamente laboratoriais, e o método do fogareiro/frigideira um método de simples realização, na qual é utilizado em canteiros de obra para a definição do teor de umidade.
A realização de ensaios laboratoriais exige certa preparação das amostras a serem utilizadas para determinados experimentos, segundo a NBR 6754/89 é visto algumas formas de preparo tais como: secar a amostraaté a umidade higroscópica, secagem prévia até a umidade correspondente a 5% abaixo da ótima presumível, secagem prévia até a umidade correspondente a 3% acima da ótima presumível e sem secagem prévia. Alguns torrões podem permanecer na amostra, para tal deve-se desmancha-los evitando a quebra de grãos.



2.1 Método da Estufa
O método da estufa é descrito pela NBR 6457/86, na qualse consiste em, primeiramente tomar uma quantidade de material (solo) em função da dimensão dos grãos maiores contidos na amostra, destorroá-lo, colocá-lo no estado fofo em cápsulas metálicas. Pesar o conjunto amostra mais cápsula e anotar como M1.
Colocar a cápsula em estufa à temperatura de 100 oC a 110 oC, onde deve permanecer até constância de massa (normalmente de 16 a 24 horas, podendo sernecessário intervalos maiores em alguns casos). Solos orgânicos, turfosos ou contendo gipsita devem ser secados em estufa, à temperatura de 60 oC a 65 oC, requerendo intervalos maiores de secagem.
Transferir a cápsula da estufa para o dessecador, onde deve permanecer até atingira temperatura ambiente. Pesar o conjunto amostra de solo mais cápsula e anotar como M2, realizar estes procedimentospelo menos três vezes para se obter o teor de umidade. Desta forma é possível determinar o teor de umidade utilizando-se da seguinte expressão (2), sabendo que a massa da cápsula pesada é denominada por M3.

(2)

2.2 Método Expedito Speedy
O Método Expedito Speedy é descrito pelaDNER-ME 52-64, esta norma consiste em primeiramente pegar uma quantidade de material em função da dimensão dos grãos maiores contidos na amostra, posteriormente deve-se pesar a amostra e colocá-la na câmara do aparelho “Speedy”. É colocado dentro do aparelho Speedy duas esferas de aço, e uma ampola de carbureto de cálcio, tomando certo cuidado para não quebrar este material sensível.
Assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE EM FARINHAS
  • Determinação do teor de umidade do solo
  • Determinação do teor de umidade dos solos
  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
  • Determinação do teor de umidade da madeira
  • Determinação teor de umidade
  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
  • determinação do teor de umidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!