Determinação do teor de umidade do solo

Páginas: 7 (1674 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

A umidade do solo influencia diretamente o volume de água nele armazenado, bem como a sua resistência e a compactação, entre outros fatores. Logo é de grande importância o conhecimento da umidade do solo para estudos de movimento da água no solo, bem como a adoção de determinadas práticas de manejo culturais e irrigação (BERNARDO et al., 2006). O método da estufa (padrão) é o maisutilizado na
determinação do conteúdo de água do solo. As amostras são retiradas em vários locais e profundidades, podendo constituir-se de amostras simples ou compostas.
Essas amostras podem ser deformadas, utilizando-se trados comuns, ou não deformadas, de volume conhecido, usando trados especiais (EMBRAPA, 1997). Seu principal inconveniente é a demora no tempo de resposta (24 horas), alémda necessidade de utilizar estufa e balança de precisão. O método padrão da estufa proporcionou o surgimento de uma série de outros métodos alternativos, que variam entre si em função da fonte de calor utilizada para a eliminação do conteúdo de água da amostra de solo. Dentre eles destacam-se: o método do forno microondas, o método do álcool, o Speedy, EDABO e o método da frigideira.DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO

Método Da Secagem Em Estufa

Para determinar o teor de umidade de um solo, o ensaio mais indicado e usado é o da estufa, por conta da o seu alto nível de precisão e relativa fácil aplicabilidade; relativa, pois uma desvantagem é o fato deste ensaio não poder ser feito em campo, pois é preciso uma estufa elétrica e os resultados são obtidos,em pelo menos um dia após, a amostra ser colocada na estufa.
O cálculo de teor de umidade pode ser efetuado porque o que é quantificado neste ensaio é a massa de água que o solo perde durante o tempo que permanece na estufa.
Aparelhos Utilizados
1. Estufa capaz de manter a temperatura entre 105ºC e 110ºC;
2. Balança que permita pesar 200g, sensível a 0,01g;
3. Capsulas de alumínio: 4cm x2cm de altura;
4. Pinça metálica para retirada da capsula da estufa.
Procedimento
Em geral, toma-se 10 a 50g de solo em cada amostra, sendo levadas ao laboratório no mínimo três amostras para obtenção de um resultado mais satisfatório, ou seja, tira-se uma média aritmética dos três resultados.
As cápsulas foram enumeradas e pesadas, obtendo os seguintes resultados:
Numeração = 39,19 e 13Tara da cápsula = 11,12g, 10,96g e 14,28g
As amostras foram colocadas dentro dessas capsulas, distribuindo-as em camadas uniformes e pesadas na balança a fim de obter o Peso Bruto Úmido. Depois de pesadas foram registradas as seguintes medidas: 42,83g, 40,41g e 51,66g, respectivamente.

Pinças e cápsulas com material Balança e material sendo pesado

Após essaetapa, coloca-se o recipiente dentro da estufa onde deve permanecer 24 horas em geral. Decorrido este prazo, o recipiente e sua tampa são retirados da estufa com auxílio da pinça, e colocados em dissecador para resfriamento, sem absorção d'água. Após o resfriamento, retirar o recipiente e sua tampa do dissecador, fechá-lo e determinar sua massa com aproximação de 0,01 g, obtendo a massa do solo seco,mais tara do recipiente.
Tendo em mãos todos os pesos, calcula-se tudo.
Cálculo:
h= (Pa/Ps).100
onde: h - umidade do solo ( % ); Pa - peso de água; Ps - peso do solo seco; Pa = (peso bruto úmido - peso bruto seco); Ps = (peso bruto seco - peso da cápsula).
Observações:
1. Vale salientar que, ao trabalhar com a pesagem de amostras de pequena massa, qualquer perda dematerial poderá afetar o resultado da umidade. Sendo de suma importância o cuidado ao manipular as capsulas, na colocação e retirada da estufa, assim como na pesagem das mesmas.
2. Outro importante cuidado se dá com o meio onde se está trabalhando, pois ao determinar a umidade é importante evitar ao máximo que o solo perca ou ganhe umidade do ambiente.
3. Devido a pequena quantidade de amostra, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação do teor de umidade dos solos
  • 1 RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO
  • Determinação de teores de umidade e comportamento da água nos vazios dos solos.
  • Determinação de teores de umidade e comportamento da água nos vazios dos solos.
  • Determinação do Peso especifico e o Teor de umidade do solo
  • Determinação de teor de umidade
  • TEOR DE UMIDADE DO SOLO
  • Teor de umidade do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!